Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Centro de Educação Popular (CEP) abre as inscrições para os jovens e adultos de baixa renda que interessarem em integrar as turmas do cursinho pré-vestibular deste semestre. São oferecidas 150 vagas. O acesso é mediante a uma taxa simbólica .

O CEP é um projeto social que atua na capital desde 2001 com foco no atendimento á classe estudantil de baixa renda e adultos que desejam retomar os estudos. O CEP prepara ainda os alunos para o acesso na Universidade pública e é preparatório também para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aumentando as chances do aluno conseguir uma bolsa de estudos (parcial ou integral) nas universidades particulares cadastradas no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Atualmente, 150 alunos são atendidos em 3 turmas.

O CEP tem uma proposta de trabalho que visa paralelo ao ensino preparatório, despertar as vivências individuais e comunitárias dos alunos. Para calcular o índice de aprovação os alunos são acompanhados desde o início do semestre. A evasão no projeto e de aproximadamente 50%. A iniciativa contribui para aprovação e aumento da média do ENEM no Estado no exame. Ano passado a média foi de 34,92 pontos, uma das menores do País.

A iniciativa

O projeto é desenvolvido em parceria com o Colégio Marista de Palmas, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré, o Centro Comunitário Dom Orione, conta com professores voluntários que recebem uma pequena ajuda de custo. A entidade desenvolve ainda o projeto de formação para a Cidadania Ativa que insere os estudantes através de grupos e de discussões sobre as questões sociais. O CEP teve ainda influência na consolidação do Movimento dos Sem Universidade (MSU) que reivindica a situação desigual de acesso á educação em todo o país, inclusive no Tocantins. Entre 2001 a 2008 foram aprovados 773 alunos.

As matriculas já estão abertas e podem ser efetuados no Colégio Marista no centro, Paróquia Dom Orione na ARSE 91, e no Centro Educacional João Paulo II na ARNO 42 a partir das 19 horas, as aulas iniciam na próxima segunda-feira dia 08/02, nessas mesmas localidades, as 19 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa