Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

2 Palavras + 11 argumentos é o título do livro que a senadora Kátia Abreu (DEM) lança amanhã, sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2010, em Palmas. O lançamento, com noite de autógrafos, está previsto para as 19 horas, na Livraria Palmas Cultural (104 Sul, Conjunto 3, número 22). No sábado, a senadora apresenta a sua obra em Gurupi, no Centro Cultural Mauro Cunha (Avenida Maranhão, 1597, entre as Ruas 2 e 3, Centro), a partir das 19h30. 2 Palavras + 11 argumentos teve seu primeiro lançamento no dia 8 de dezembro de 2009, no Espaço Foyer, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília (DF), com a presença de personalidades ilustres.

O livro é uma coletânea de artigos publicadas pela senadora Kátia Abreu nos grandes jornais do país e tratam, na sua maioria, da essência de sua posição à frente dos mais de 1,7 de produtores rurais do país (2,3 mil sindicatos rurais), como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

A senadora Kátia Abreu demonstra, nos artigos, a própria filosofia aplicada na condução da entidade, exposta na sua posse na CNA em dezembro de 2008, quando deflagrou o movimento Afirmação e Ruptura. Dedicado ao ex-ministro da Agricultura, Alyson Paulinelli, que Kátia considera como o fundador da moderna agricultura brasileira, 2 Palavras + 11 argumentos (166 páginas, 2009)é editado pela Edições Dédalo.

Na sua apresentação, os editores traduzem o pensamento de Kátia Abreu. Diz que quebrando tabus - o maior deles para se impor como protagonista do debate ambiental, de que os produtores rurais eram até então excluídos - lançou pioneiramente o grito Desmatamento Zero. Vão mais os editores: humorada, citando poetas e argumentos econômicos, descreve passo-a-passo, à maneira de uma receita culinária, como rege sua equipe de colaboradores para definir objetivos, sempre estabelecendo parâmetros para que todos percebam o nexo como ela diz "entre o que pensamos, falamos e fazemos".

No livro, como escrevem os editores, a senadora Kátia Abreu revela, com exemplos concretos, seu polêmico estilo de fazer política: cordial, moderno, tolerante e, principalmente, consequente. Escrevendo como quem conversa, com palavras simples, frases diretas e imagens vivas - pulverizando preconceitos para afirmar conceitos - desvenda como foi elaborada a sua primeira declaração ao assumir a liderança da agropecuária nacional, a partir de duas palavras, Afirmação & Ruptura, que se tornaram emblemáticas

Fonte: Assessoria de Imprensa Kátia Abreu