Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Apresentação da sússia em Monte do Carmo

Apresentação da sússia em Monte do Carmo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Apresentação da sússia em Monte do Carmo Apresentação da sússia em Monte do Carmo

A Fundação Cultural do Tocantins dará continuidade à primeira etapa do projeto “Sússia a Interregionalidade de uma forma de expressão cultural”, entre os dias 22 e 26 deste mês, na cidade de Paranã.

O projeto contemplará seis municípios: Arraias, Natividade, Almas, Santa Rosa, Monte do Carmo e Paranã. Em cada município serão realizadas quatro etapas.

A primeira etapa do projeto começou a ser realizada na cidade de Arraias, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009. Em março, a equipe da Diretoria de Patrimônio Cultural estará em Almas e Natividade. Em abril, será a vez dos municípios de Santa Rosa e Monte do Carmo.

Etapas

Nesta etapa será feito o contato com as lideranças dos grupos de sússia e também com lideranças políticas; o levantamento de fontes bibliográficas, fotografias, matérias publicadas em jornais, vídeos e outros tipos de materiais de pesquisa, além disso, também será realizado o mapeamento de todos os brincantes de sússia e o agendamento com representantes dos grupos para a realização das ações das próximas etapas.

Nas próximas etapas serão feitos os trabalhos do inventário e a captação de imagens para o vídeo documentário. E após finalização do projeto, será feita a entrega dos trabalhos a comunidade com a apresentação do material através de exposição fotográfica e vídeo documentário na sede dos municípios estudados.

Fonte: Ascom Fundação Cultural