Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo
  • Lançamento da pedra fundamental da sede da Promotoria de Justiça de Paranã - Foto Divulgação
  •  Foto Divulgação
  •  Foto Divulgação

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Willamara Leila e o governador Carlos Henrique Gaguim vistoriaram ontem, segunda-feira, 08, as construções dos fóruns nas cidades de Paranã e Palmeirópolis, na região Sudeste. As obras estão em fase adiantada, na parte estrutural.

A visita fez parte da programação da Caravana Acelera Tocantins, do governo do Estado, que inclui, entre outras ações, limpeza de ruas e tapa-buracos, vistoria e inauguração de obras nas áreas da saúde, educação, esporte, infra-estrutura e outras. Esta é a primeira etapa da caravana com um roteiro de quatro dias percorrendo 20 municípios.

Para a presidente do TJ-TO as obras dos fóruns vão melhorar a realidade da região Sudeste. “Quando se trabalha em um lugar com boas condições, o Servidor trabalha mais feliz, mais motivado. Assim ele prestará um atendimento ainda melhor ao cidadão, que é o nosso objetivo”, disse a desembargadora Willamara Leila.

Nas Comarcas de Paranã e Palmeirópolis os fóruns são de 2ª entrância e os prédios terão 810 m2 de área construída, contando com almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, Ministério Público, OAB, arquivo, cartório, Defensoria Pública, protocolo e sala de audiências. Além de sala secreta; alojamento da Polícia Militar; salas para testemunhas da acusação e defesa; espaço policial e celas.

A planta do prédio de segunda entrância segue o mesmo padrão do fórum de terceira entrância, com salão do júri e demais salas, exceto pela quantidade de gabinetes para juízes. Na segunda entrância serão construídos dois gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

Promotoria de Justiça de Paranã

A desembargadora juntamente com o governador, o procurador-geral de justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira e a prefeita municipal de Paranã, Edimée de Cássia, também fizeram o lançamento da pedra fundamental da sede própria da Promotoria de Justiça de Paranã.

A nova sede do Ministério Público Estadual (MPE) em Paranã será construída em um terreno de 540m² e contará com dois gabinetes para Promotores de Justiça, duas salas para analistas ministeriais, sala de reunião/audiência, dentre outras instalações. A área destinada à construção foi doada pela Prefeitura Municipal e está situada na Quadra 25, Rua E, lote 05, Setor Vila Nova, ao lado do prédio do Tribunal Regional Eleitoral da cidade.

Aproveitando a presença da maioria dos vereadores e da prefeita municipal na Câmara de Vereadores, o Procurador-Geral de Justiça, auxiliado pelos autores do projeto arquitetônico da Promotoria, apresentou aos representantes da cidade a necessidade de expansão da área doada. “Queremos fazer um estacionamento para o público, e esse servirá tanto para os que se dirigirem ao MPE quanto ao Fórum, que já iniciou suas obras ao lado do terreno doado para a Promotoria”, pontuou Clenan Renaut.

Durante a apresentação dos benefícios e obras entregues em Paranã, o governador Carlos Henrique Gaguim parabenizou o Ministério Público por mais uma instalação. “Aquela obra vai fazer com que tenhamos mais igualdade e justiça”, afirmou Gaguim

Da redação com informações Ascom TJ