Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Fernando Alves

Durante a comemoração dos 17 anos da Guarda Metropolitana de Palmas o prefeito, Raul Filho, assinou o decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e nomeou o gestor do Projeto Bolsa Formação também vinculado ao Pronasci. No evento também foram entregues 30 novas armas, 2 veículos, promoções, certificados e homenagens a autoridades.

A comemoração do 17º aniversário da Guarda Metropolitana de Palmas aconteceu na noite de ontem terça-feira, 09, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Aureny III. Estiveram presentes, além dos 232 guardas municipais, vereadores, autoridades municipais e comunidade.

Durante o evento o prefeito, Raul Filho, frisou a importância do papel desempenhado pelos guardas. “Temos orgulho em contar com uma instituição como a GMP que contribui com a segurança e tranquilidade dos cidadãos de nossa Capital” afirmou.

O comandante da GMP, Ten. Cel. Joaquim Martins Benvindo, agradeceu à gestão pela valorização da instituição e de seu efetivo, ressaltando os investimentos em qualificação pessoal e melhorias na estrutura da Guarda. “O prefeito tem demonstrado uma atenção especial aos guardas. E o retorno destas melhorias está refletido nos bons serviços prestados à comunidade”, afirmou Benvindo.

Pronasci

O Pronasci é uma ferramenta do Governo Federal que tem como objetivo diminuir o índice de homicídio das regiões metropolitanas brasileiras. O Programa articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência.

As ações propostas pelo Pronasci serão desenvolvidas pelo Governo Federal, comunidade e forças policiais. “Temos que buscar as melhores ferramentas para reprimir a criminalidade, combater a violência e garantir a paz, a segurança e a tranquilidade em nossa cidade”, frisou Raul Filho.

Dentro do Pronasci é desenvolvido o projeto Bolsa Formação destinado à qualificação profissional dos profissionais de segurança pública e justiça criminal e integra as ações que visam a construção coletiva de um novo paradigma de segurança pública entre Governo Federal, os Governos Estaduais e os Governos Municipais.

O Inspetor da GMP, Jocélio Pereira dos Santos, foi nomeado Gestor do Projeto Bolsa Formação do Pronasci em Palmas durante as festividades do 17º aniversário da GMP.

GGIM

No caso do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, GGIM, trata-se de um canal de interligação entre os órgãos de segurança pública que atuam no município. Através dele a Prefeitura poderá identificar as ações necessárias para a prevenção da violência e executá-las de forma integrada com todos os segmentos de segurança pública. O próximo passo da Prefeitura será a criação do conselho que irá atuar no GGIM.

Fonte: Ascop