Geral

Foto: Esequias Araújo

Durante uma edição especial da Caravana Acelera Tocantins, realizada na tarde de ontem, quinta-feira, 18, o governador Carlos Henrique Gaguim levou de uma só vez diversos benefícios para a população de Xambioá, município localizado no norte do Estado. Foram ações na área da saúde, educação, segurança pública, e uma atividade que reuniu dezenas de máquinas e centenas de homens para um trabalho emergencial de recuperação da infraestrutura do município.

Entre a comunidade e autoridades federais, estaduais e municipais, Carlos Gaguim assinou convênio com a prefeitura do município para a instalação da Clínica da Mulher de Xambioá e entregou um computador e uma ambulância, que servirá para atender a comunidade da cidade e da zona rural. O governador também autorizou a realização de licitação para a construção da ponte sobre o rio Araguaia que liga Xambioá ao município de São Geraldo (PA). “Provavelmente em 45 dias a licitação estará concluída e daremos início à obra que vai custar quase R$ 200 milhões”, afirmou.

A educação do município foi reforçada com a entrega de um ônibus escolar. A dona de casa Lenita dos Reis, de 35 anos, mora com seus dois filhos e o marido na zona rural do município, e comemorou a iniciativa da Caravana. “Antes não era todo dia que tinha ônibus pra levar os meninos pra escola. Agora tudo vai ficar mais fácil”, disse. Mais de 400 pioneiros mirins de Xambioá receberam cada um uma bicicleta e mudas de árvores nativas para o plantio e preservação do meio ambiente. Nos próximos dias serão entregues uniformes para todos os pioneiros e para os estudantes do ensino médio do município.

Caminhões, tratores e vários outros equipamentos foram levados ao município para iniciar uma força tarefa para a limpeza de lotes, praças, ruas e avenidas. Também serão feitos reparos em pontes, pinturas em meios fios, tapados buracos e haverá o patrolamento de ruas. A prefeita, Ione Santiago, agradeceu o esforço do Governo do Estado em levar desenvolvimentoa Xambioá. “O governador está transformando o Estado e a nossa Xambioá, só tenho a agradecer”, concluiu.

O governador e a prefeita ainda assinaram o termo de parceria para a implantação de escolinhas de iniciação esportiva. O secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalem, explicou como funcionará o programa. “Nós estamos iniciando em Xambioá o programa Segundo Tempo que vai atender 100 jovens do município com atividades esportivas, como basquete e vôlei”, ressaltou, completando que ainda neste ano o programa será implantado em outras nove cidades do Tocantins.

Carlos Henrique Gaguim esteve acompanhado da primeira-dama do Estado, Rose Amorim; do senador João Ribeiro; do senador licenciado e atual secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha; do presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Coimbra, dos deputados estaduais Raimundo Palito e César Halum; além de prefeitos e vereadores da região.

Recuperação BR-153

Ainda em Xambioá, o governador Carlos Henrique Gaguim participou do lançamento das obras de conservação e recuperação da travessia urbana da rodovia BR-153. No trecho de 1,5 quilômetros serão investidos R$ 706.665,29. “Essa obra é uma solicitação do governador Gaguim, que nos procurou e pediu a realização da pavimentação”, afirmou o superintendente regional do Dnit, Amauri Sousa Lima.

Fonte: Secom