Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A deputada Josi Nunes (PMDB) apresentou, na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei sobre Eleição Direta para diretores de escolas públicas estaduais.

A escolha de diretores e diretores adjuntos (ou vice-diretores) para escolas estaduais através de eleições diretas e secretas envolvendo toda a comunidade escolar é um sonho de alunos, professores e também dos próprios servidores da educação. Através da proposta da parlamentar, as eleições são mais uma maneira de exercer a cidadania e a democracia, buscando escolher um profissional capacitado que atenda as necessidades da comunidade.

Para a deputada Josi Nunes, o objetivo do Projeto de Lei é dar mais autonomia às unidades de ensino. “O projeto é de grande importância para a continuidade dos princípios de gestão democrática estabelecidos no Tocantins pela atual gestão. É necessário que se faça um amplo debate sobre o tema, buscando integrar pais, alunos, entidades de classe, Seduc, representantes políticos, enfim, toda a sociedade organizada para definir qual a melhor maneira de se implantar o processo seletivo”, pondera a parlamentar.

Como funciona

O Projeto de Lei propõe duas etapas no processo de seleção de diretores escolares. Na primeira, de caráter eliminatório, os candidatos passarão por prova escrita e exame de títulos. Na segunda etapa os candidatos que obtiveram média igual ou superior a seis estarão habilitados a participar da eleição direta, onde participam toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, pais ou responsáveis, professores e demais servidores da escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa Josi Nunes