Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO) irá acompanhar a negociação entre os servidores da classe e bancos, referente a cessão de crédito por meio de consignação relativo ao retroativo dos 25%. A informação foi repassada pelo presidente do sindicato, Manoel Pereira de Miranda, e segundo ele, ontem, terça, 23, foi publicado no Diário Oficial do Estado, decreto de número 3.985, de 22 de fevereiro de 2010 e conforme ele será de responsabilidade do sindicato designação dos bancos que poderá conceder o financiamento. “Será imperativo para nós que o banco escolhido trabalhe com a menor taxa de juro do mercado”, afirmou Miranda.

Segundo ele, o acompanhamento pelo Sintras será realizado de forma que o servidor da Saúde não seja prejudicado, uma vez que a cessão de crédito atende ao pedido dos mesmos. O sindicato vai  trabalhar para que os direitos dos mesmos sejam resguardados na íntegra. Com relação à consignação antecipada, Miranda disse ser vantagem para o trabalhador, que irá receber de uma só vez o que levaria para receber em 36 parcelas. “Assim ele poderá quitar suas dívidas que, em sua maioria, tem juros altíssimos”, explicou, destacando que o diretoria do Sintras irá buscar por juros bem menores. “No ponto de vista econômico vejo vantagens para os trabalhadores”.

Miranda informou ainda que para o trabalhador vender seu crédito ao banco o primeiro passo é ser habilitado na ação judicial impetrada pelo Sintras. De acordo com ele, muitos servidores que são filiados ao sindicato ainda não fizeram a sua habilitação, ou seja, estão deixando pra última hora. “E para o servidor da saúde fazer a consignação deve ser filiado e de preferência ao Sintras, uma vez que a nossa obrigação é zelar pelos interesses do trabalhadores ”.

Quem ainda não se filiou basta acessar o site www.sintras-to.com.br e imprimir os documentos necessários para habilitação ao processo e filiação ao sindicato.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintras