Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 1º de março, em Palmas, o governador Carlos Henrique Gaguim deu posse ao advogado André Luiz de Matos Gonçalves, como novo reitor da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

No auditório da instituição, várias autoridades e servidores acompanharam o governador dizer que a Unitins será prioridade em sua administração. Maria de Lurdes Fernandes Gonzales Aires foi empossada como vice-reitora. “Nossa meta é em 30 dias elaborar um plano de ação para dar andamento nos projetos da Unitins. Vamos fazer com que a instituição possa ser fortalecida e tudo com muita responsabilidade”, afirmou Carlos Gaguim. Ainda de acordo com o Governador, a universidade terá um papel fundamental na qualificação dos professores do ensino médio do Estado e dos servidores públicos.

Segundo o novo reitor, sua gestão será apoiada nas 18 recomendações que constam no relatório preparado pela comissão Pró-Unitins e entregue ao Governador. “A reitoria precisa estabelecer alguns critérios que precisam ser implementados imediatamente. O primeiro deles é o PCCS – Plano de cargos Carreiras e Salários”, ressaltou. As recomendações abordam questões como, modelo de gestão e criação de concurso público.

O professor Lívio de Carvalho, que ocupava o cargo de reitor em exercício da Unitins, fez um breve relato da importância da instituição, citando dados importantes. “Nossos cursos estão presente em 138 municípios do Tocantins; 34 mil alunos já foram formados desde sua criação; 33 projetos de pesquisa foram concluídos e 44 estão em andamento”, relatou, dizendo ainda que “de dois anos pra cá a universidade vem passando por um processo de descrédito, mas com as medidas tomadas por Carlos Gaguim, como a criação da Comissão Pró-Unitins, um novo momento de estabilização e respeito está chegando”, concluiu Lívio de Carvalho.

 

Fonte: Secom