Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aquiles Lins

O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Makhtar Diop, sinalizou a possibilidade do governo do Tocantins reduzir o valor da contrapartida destinada à contratação do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 2, durante reunião do diretor e equipe do Bird com o vice-governador Eduardo Machado, secretários estaduais, entre eles o do Planejamento, David Siffert Torres, e técnicos do governo, no Palácio Araguaia, em Palmas.

Makhtar Diop, que está no Tocantins em visita de dois dias para conhecer as potencialidades do Estado, assistiu a uma apresentação sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais e elogiou a iniciativa do governo em elaborar o Planejamento Estratégico do Estado para 30 anos. “É muito bom para o Tocantins estar colocando a visão de longo prazo, até porque a parceria do Tocantins com o banco não é de um ou dois anos, mas já vem de 15 anos”, disse o diretor.

A carta consulta para contratar o empréstimo do PDRIS com o Banco Mundial foi aprovada em dezembro pela Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal e está aguardando a aprovação pelo Senado. O valor do financiamento é de US$ 300 milhões, com contrapartida do governo estadual de US$ 75 milhões.

De acordo com o secretário David Torres, o governo poderá reduzir o valor da contrapartida com a comprovação de investimentos em áreas semelhantes ao que será contratado para o PDRIS, como a execução de obras de infraestrutura. “Mais uma vez o banco está validando as nossas ações. No próximo dia 25, o banco estará enviando representantes da área de gestão para auxiliar o governo na agilização dos trâmites e esperamos que até junho já estejamos assinando o contrato”, afirmou o secretário.

O diretor do Bird sugeriu que uma parte dos investimentos previstos no PDRIS sejam direcionados para a melhoria da gestão nas áreas de Educação e Saúde. “A sugestão do diretor coincidiu com a prioridade do governador Carlos Gaguim, que é a Saúde e Educação. Então, será reservado uma parte dos recursos para investimentos nessas duas áreas”, explicou David.

O PDRIS é a continuação dos investimentos do PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, que finaliza neste ano. A diferença entre os dois é a inclusão das cadeias produtivas no PDRIS, que receberá a maior parte dos investimentos.

Agenda

Nesta quarta-feira, 3, o diretor Makhtar Diop, acompanhado do coordenador de operações setorias do Bird no Brasil, Mark Lundell, e do engenheiro de transportes do Banco, Eric Lancelot, cumprirá agenda de visitas nos municípios de Mateiros, a 241 km de Palmas, e Arraias, a 420 km da Capital, onde conhecerá a realidade da comunidade quilombola de Lagoa da Pedra.

Fonte: Secom