Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) se reuniu na Assembleia Legislativa, na noite de ontem, segunda-feira, 1º de março, com os deputados estaduais que compoem sua base de governo. Durante a reunião o deputado estadual Marcelo Lelis (PV), presidente regional do PV, entregou uma carta anunciando a saída de seu irmão, o advogado Fábio Lelis, da Secretaria de Recursos Hídricos.

Lelis informa na carta que a decisão é "em caráter irrevogável" e para “evitar prevenir qualquer tipo de constrangimento” ao governador “quanto aos nossos posicionamentos políticos”, diz na carta.

O deputado usa o senador João Ribeiro (PR) para justificar seu afastamento. Lelis afirma na nota: “tínhamos o Senador João Ribeiro como nosso candidato a Governador, para a sua sucessão. Uma vez anunciada a candidatura do eminente Senador à reeleição, não poderíamos deixar de expressar a nossa solidariedade e apoio a essa candidatura”, afirma na carta.

Há duas semanas Lelis recebeu em sua residência a visita do ex-governador Siqueira Campos (PSDB), candidato ao governo do Estado, que teria segundo a versão das duas partes ido prestar condolências pelo falecimento da mãe do deputado ocorrido há mais de 8 meses.

Leia a íntegra da carta

"A Sua Excelência o Senhor,

CARLOS HENRIQUE AMORIM

Governador do Estado do Tocantins

Senhor Governador,

Na condição de Deputado Estadual e Presidente do Partido Verde no Estado do Tocantins, tendo em vista o processo eleitoral já desencadeado para as Eleições 2010, venho a honrosa presença de Vossa Excelência para esclarecer-lhe:

O Partido Verde-PV, através do meu voto, contribuiu com o processo da Governabilidade, participando da vossa eleição, após vencido o nosso entendimento de que as eleições diretas eram o caminho correto para eleger o governante do nosso povo. Contribuímos, portanto, para construir a estabilidade e a desejada governabilidade.

Fizemos de forma clara e transparente, sendo que, até então, tínhamos o Senador João Ribeiro como nosso candidato a Governador, para a sua sucessão. Uma vez anunciada a candidatura do eminente Senador à reeleição, não poderíamos deixar de expressar a nossa solidariedade e apoio a essa candidatura, que tem trabalhado firmemente para o fortalecimento dos municípios tocantinenses e também ao Governo de Vossa Excelência.

Porém, o atual momento político, ensejado pelas eleições desse ano, motiva o Partido Verde a buscar uma posição de independência para dialogar com os demais partidos e seus representantes políticos, visando a composição de forças que melhor possa governar o Tocantins.

E diante de tal situação, acreditando já ter prestado nossa colaboração ao governo de coalizão, cabe-nos prevenir qualquer tipo de constrangimento a Vossa Excelência quanto aos nossos posicionamentos políticos. Para isso, o PV ao tempo em que agradece a confiança merecida, entrega, em caráter irrevogável, a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, ocupada pelo advogado Fábio Lelis.

Essa decisão está respaldada pela consciência do dever cumprido com o Estado do Tocantins e com o povo tocantinense, no momento de crise estabelecida após a cassação. Na oportunidade, reiteramos a Vossa Excelência que não obstante a decisão tomada, as ações de governo que sejam em benefício do povo e do Estado terão o nosso respaldo na Assembleia Legislativa.

Atenciosamente,

Marcello Lelis

Deputado Estadual