Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Casa Suçuapara, primeira edificação e primeira sede administrativa de Palmas, e a Casa da Cultura, o órgão que abrigará o patrimônio cultural do Município e o Conselho de Cultura, serão entregues à população palmense, pelo prefeito Raul Filho (PT) nesta terça-feira, 9. A solenidade de reabertura da Casa Suçuapara está prevista para as 17 horas, no Parque Cesamar.

A Casa Suaçuapara será reaberta com uma exposição de cerca de 40 fotografias com os registros dos principais momentos de sua história. O espaço foi submetido a uma reforma estrutural e está sendo equipado para se transformar em um museu.

Já a Casa da Cultura, que passa a ter sede própria e já abrigava a Gerência de Patrimônio Histórico-Cultural da Fundação Cultural de Palmas, passará a abrigar também o Conselho Municipal de Cultura. É a primeira vez desde a criação, que o Conselho de Cultura é beneficiado com uma sede para atender suas demandas.

História

A Casa Suçuapara tem aproximadamente 219,64 m² de área construída. A sua construção antecede à fundação de Palmas. Foi erguida no ano de 1987, para servir de sede da Fazenda Triângulo. A construção foi idealizada por Jaime Batista Pereira para o filho Batista Pereira.

Em dezembro de 1989 ocorreu a transferência da sede do poder municipal de Taquaruçu para Palmas em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa e demais poderes públicos. E em janeiro de 1990, na Sede da Fazenda Triângulo, Casa Suçuapara, foi declarada solenemente instalada a Sede Definitiva da capital do Estado do Tocantins. O governo municipal e o legislativo municipal permaneceram no local até 20 de maio de 1990, quando foi inaugurado o Prédio da Prefeitura de Palmas.

Posteriormente, o local recebeu a denominação de Casa Suçuapara, nome que era de uma outra fazenda existente nesta área do município de Palmas. Suçuapara é uma palavra de origem tupi, que significa: “ grande veado brasileiro”, chamado veado-galheiro. Veado é soó-açu, significando bicho grande, a caça de maior vulto; daí derivam, entre outros:-suaçu-apara ou suçuapara, o veado-galheiro.

Com a inauguração do paço municipal, a Casa Suçuapara teve outros usos como sede da Legião Brasileira de Alimentação (LBA) e do Parque Cesamar. O tombamento provisório do imóvel ocorreu no ano de 2000 e o definitivo através do decreto 67 de 16 de março de 2005.

Fonte: Ascop