Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O setor pecuarista, uma das atividades mais lucrativas do agronegócio tocantinense, recebe reforço. Os parceiros integrantes da Câmara Setorial da Carne e do Couro se reuniram de ontem, quarta-feira, 10, para planejar as ações a serem desenvolvidas em 2010.

Na reunião, a Câmara Setorial concentrou esforços para traçar as principais metas para aplicação de recursos em melhoria na pecuária. A diretora de Produção Animal da Seagro - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Érika Jardim, cita que o encontro é, acima de tudo, um momento de debate para levantar as demandas e planejar as ações. “Necessitamos potencializar a cadeia produtiva para conquistarmos resultados com mais qualidade”, enfatizou.

Érika Jardim citou, ainda, que independente da escala produtiva dos criadores de animais, seja pequeno, médio ou grande pecuarista, todos devem buscar atender o comércio mundial. “Esse mercado é cada vez mais exigente e uma dessas é a rastreabilidade, o que garante a origem dos produtos”, reforçou.

Na Agrotins 2010, prevista para acontecer de 4 a 8 de maio, a Seagro, além de mostrar as novidades de melhoramento genético do gado bovino no Tocantins, apresentará os resultados dos avanços tecnológicos conquistados nos últimos anos.

Programação

Ao longo do ano serão realizadas algumas atividades como: o Zootec - Congresso Brasileiro de Zootecnia, em Palmas; V Encontro Estadual de Pastagem e o Agroex - Seminário de Agronegócio para Exportação.

Integram a Câmara Setorial: a Seagro; Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; SFA - Superintendia Federal de Agricultura; Adapec - Agência de Defesa Agropecuária; Ruraltins - Instituto Rural do Tocantins; SIC - Secretaria de Indústria e Comércio; Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Sefaz - Secretaria da Fazenda; Fieto – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, entre outros parceiros.

Fonte: Secom