Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, o lançamento do mapa estratégico de ações feito pelo Ministério Público Estadual – MPE. Nele estão traçadas as ações a serem tomadas para o melhor funcionamento do ministério.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais - CNPG, Ábdon Moura, no momento que o país se encontra, de crescimento econômico e de desenvolvimento social, a sociedade fica mais exigente com as instituições. Segundo o procurador, o Ministério Público tem uma cota de ações muito grande e “precisa se organizar para dar conta do que a sociedade espera”. Moura afirma ainda que o planejamento estratégico do MP visa coordenar as ações para que promotores e procuradores atuem de forma convergente.

O procurador geral do Estado, Clenan Renault de Melo, em sua apresentação, frisou que o planejamento foi feito para os próximos 10 anos e foi montado em conjunto com a sociedade, para melhor atender as suas demandas. Ainda segundo Melo, “entre 30 ministérios públicos brasileiros, apenas 10 se planejam” e o do Tocantins é um deles.

Dentre as metas estabelecidas no mapa estratégico elaborado pelo Ministério Público estão o combate ao crime organizado, atrair e reter talentos e integrar os sistemas para auxiliar nas tomadas de decisões.

Para a procuradora Beatriz Mello, existe uma dificuldade por parte da população em entender o Ministério Público, e este planejamento, vai auxiliar na aproximação do MP com a sociedade. Segundo a procuradora, “o ministério público é também criminal, mas atua nas áreas da cidadania, meio ambiente, defesa do consumidor”.