Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ises Oliveira

Foto: Ises Oliveira

Um rápido painel sobre o potencial mineral do Tocantins foi apresentado aos parlamentares na manhã desta terça-feira, 16, no plenário da Assembleia Legislativa, pelo presidente da Mineratins, Ítalo Pagano, e pela geóloga Regina Ianes. O objetivo foi convidar os deputados para participarem do II Encontro de Mineração do Tocantins que será realizado no período de 24 a 26 de março próximo, no auditório da Assembleia e que tem o Parlamento Tocantinense como parceiro.

A proposta geral do encontro, segundo Pagano, além de divulgar os recursos minerais do Estado, visa atrair investimentos, demonstrar o papel da Mineratins e chamar a atenção da sociedade para a importância do setor mineral no desenvolvimento do Tocantins. “Somos o quarto Estado em potencial mineral e o setor tem condições de alavancar nossa economia ao lado de áreas tradicionais como a agricultura”, defende Pagano.

Alguns parlamentares, como Marcelo Lelis (PV), Osires Damaso (DEM), José Geraldo de Melo (PTB), Eli Borges (PMDB) e Stalin Bucar (PR), elogiaram a proposta, porém solicitaram mais informações sobre licença ambiental, diagnóstico sobre o perfil mineral do Estado e legislação específica.

Pagano adiantou que a empresa de economia mista está empenhada em munir a sociedade de informações sobre o setor e concluiu, pedindo o apoio dos deputados na aprovação de um projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia que, segundo ele, vai dar novo impulso as atividades da Mineratins.

Fonte:Dicom/AL