Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Senai em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, iniciou nesta segunda-feira, 22, quatro cursos profissionalizantes. 108 alunos divididos em nove turmas estarão realizando durante 40 dias os cursos de operador de micro computador; costureiros em malha; costureiro em peças íntimas e costureiros em tecidos planos. Na conclusão do curso receberão certificados.

Estiveram presentes na abertura das atividades, a prefeita Teresa Martins; a coordenadora do Posto Avançado do Senai em Porto Nacional, Zulmira Gonzaga Cardoso; a secretária executiva de Educação, Cymara Cristiane; Ana Lídia, Coordenadora da UAB – Universidade Aberta do Brasil; e João Guilherme Caetano, gerente do Centro de Treinamento do Senai/Palmas.

Durante o evento foram apresentados os resultados da parceria entre o Senai e Prefeitura de Porto Nacional, no ano passado quando foram formados 304 alunos nos cursos de Operador de micro computador, mecânico de ar condicionado, pedreiro e eletricista de veículos.

“Estou me sentindo feliz, porque é uma oportunidade muito boa para eu desenvolver o meu potencial e entrar no mercado de trabalho, porque sem um curso profissionalizante é muito difícil conseguir um trabalho”. Disse Flávia Rosana, aluna do curso Costureiro em Tecido Plano.

Para a prefeita Teresa Martins a educação faz parte da vida de todos nós e está trabalhando para que a comunidade se qualifique e encontre o seu espaço no mercado de trabalho. “Estou feliz com o resultado da parceria entre a prefeitura e o Senai, principalmente porque hoje estamos iniciando quatro cursos na área de corte e costura e informática, eu tenho certeza que essas qualificações vão abrir novos horizontes para a nossa comunidade”. Disse.

Para João Guilherme Caetano, gerente do Centro de Treinamento do Senai/Palmas a entre a Prefeitura de Porto Nacional e Senai se fortalece a cada ano. “Já estamos desenvolvendo esse trabalho desde o ano passado, quando tivemos 304 matriculas concluintes e esse ano já estamos com 108 já na primeira etapa.e temos previsão que até o final do ano formaremos mais de 500 alunos, isso significa mais de 70% de crescimento em relação ao ano passado”. Destacou.

Para Zulmira Gonzaga, a abertura dessa nova etapa de cursos é um momento muito especial. “Fechamos nove turmas e já temos pessoas à espera de novas turmas, então vemos que há um desejo por parte dos alunos em buscar o Senai, para se qualificar e ocupar uma função no mercado de trabalho”. Ela disse, ainda, que há estudos para abertura de cursos nas áreas de construção civil e mecânica.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Porto Nacional