Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Samuel Daltan

O governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), já está na cidade de Ilhéus (BA) onde participará, às 15h desta sexta-feira (26), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do lançamento do edital de licitação da Ferrovia Oeste-Leste, da assinatura do contrato Minha Casa, Minha Vida e do PAC Saneamento.

De acordo com a programação do evento, nesse momento a comitiva está se deslocando para cidade de Itabuna (BA), distante 23 km de Ilhéus, onde participa da cerimônia de inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), construído pela Petrobras naquela cidade.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste partirá de Ilhéus e passará pelas cidades de Caetité, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, indo se encontrar com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no Tocantins, perfazendo um total de 1.490 km. Por meio da Norte-Sul, a Oeste-Leste permitirá o escoamento da produção da Bahia, além de servir de ligação com outras áreas produtivas, sendo o Tocantins o centro de ligação da malha ferroviária brasileira. A previsão da Valec, empresa responsável pela construção, é que a obra seja concluída totalmente até no final de 2012.

Fonte: Secom