Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) fez gestão, na manhã desta quarta-feira, 7, no VI Comar - Comando Aéreo Regional, em Brasília, para tratar dos projetos de expansão dos aeroportos de Araguaína e Taguatinga, com a implementação de recursos por meio do Profaar – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. Os processos já estão em andamento.

Carlos Gaguim foi recepcionado pelo Major Brigadeiro do Ar Ricardo Machado, que enfatizou o interesse da Aeronáutica, por meio da Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, em concluir os estudos para a construção de uma base aérea, no Tocantins. “(O Comar) vai acelerar esse processo”, frisou, acrescentando que as solicitações estão em avaliação.

Na oportunidade, o governador convidou o major brigadeiro, e a sua equipe, para uma visita e sobrevoo, com a finalidade de conhecer a localização estratégica do Tocantins, bem como a interligação do aeroporto de Palmas com a hidrovia. “Precisamos com urgência da liberação desses recursos, para garantir o processo de modernização do Estado”, destacou Gaguim.

O brigadeiro assegurou que, por estar no centro geodésico do país, o Estado apresenta as características específicas e ideais para implantação da base aérea e que, inclusive, seja incluída a formação de uma brigada de paraquedistas, oportunizando a qualificação da juventude local. Ficou acordado, da parte do VI Comar, que o processo será acelerado.

Participaram da audiência o subsecretário de Representação, Evandro Campelo; o coronel Ribeiro de Souza e integrantes da equipe de desenvolvimento estratégico da Aeronáutica.

Fonte: Secom