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As obras incluem ainda um novo estacionamento, nova área para passageiros e a duplicação da Av. Dionísio Farias, que dá acesso ao aeroporto pela BR-153

As obras incluem ainda um novo estacionamento, nova área para passageiros e a duplicação da Av. Dionísio Farias, que dá acesso ao aeroporto pela BR-153 Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes As obras incluem ainda um novo estacionamento, nova área para passageiros e a duplicação da Av. Dionísio Farias, que dá acesso ao aeroporto pela BR-153 As obras incluem ainda um novo estacionamento, nova área para passageiros e a duplicação da Av. Dionísio Farias, que dá acesso ao aeroporto pela BR-153

A Prefeitura de Araguaína avança para mais uma etapa das obras de modernização e ampliação do aeroporto. Após autorização da SAC (Secretaria de Aviação Civil), do Ministério de Portos e Aeroportos, o Município iniciará a instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e aguarda nova autorização do Governo Federal para instalar o EPTA, outro equipamento de rádio que auxilia na navegação das aeronaves.

A cada frente de serviço concluída nas obras do aeroporto, são necessárias a análise e aprovação da SAC. Ainda em novembro de 2023, a prefeitura enviou para o órgão federal toda a documentação necessária para a instalação dos equipamentos. A resposta com a autorização foi dada em janeiro e a empresa licitada já está pronta para iniciar a instalação. O investimento nesta etapa será de R$ 1,3 milhões.

A previsão é que a fase de implantação e teste dos equipamentos, somada à análise e aprovação da SAC, dure aproximadamente 90 dias. “Estamos trabalhando arduamente para que, ainda neste primeiro semestre, o aeroporto já esteja em condições de receber novas aeronaves. A companhia Azul já manifestou interesse em operar na cidade em agosto deste ano”, informa o prefeito Wagner Rodrigues.

Segundo Frederico Prado, secretário da Infraestrutura, a obra do aeroporto possui critérios e especificidades que tornam o processo mais complexo do que uma pavimentação, por exemplo.

“Os órgãos reguladores são extremamente exigentes e a aviação brasileira é muito segura graças a esse alto nível de exigência. Além disso, a quantidade de profissionais especializados nessa área da Aviação Civil Comercial é muito limitada e o Município tem se esforçado na busca de apoio externo para ter o melhor resultado possível”, explica o secretário.

Próximas etapas

O Plano Diretor, outra etapa necessária para habilitação do aeroporto para receber aeronaves maiores, já está concluído e os projetos das novas estruturas internas estão em fase de elaboração.

O planejamento abrange um novo estacionamento, nova área para hangares de aviação geral, que inclui uma nova Taxiway (faixa de pista) e uma área de giro, além do reforço na pista de pavimentação. Haverá também a reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.

As obras do aeroporto também incluem a duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, via principal que dá acesso ao aeroporto a partir da BR-153.

Serviços concluídos

A Prefeitura de Araguaína já concluiu a drenagem, limpeza da área de segurança do aeroporto com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas.

O projeto de qualificação e modernização do Aeroporto de Araguaína conta com investimento de cerca de R$ 40 milhões de um convênio com o Governo Federal, via SAC. Além disso, a prefeitura está aportando R$ 2,5 milhões em investimentos com recursos próprios para compra de parte dos equipamentos e ações de adequação.

Atualmente, aeroporto oferece a rota Araguaína-Brasília e Brasília-Araguaína, com avião turbo hélice da empresa Passaredo três vezes por semana. Quando finalizada a instalação de equipamentos que auxiliam a navegação, o Município poderá receber aviões de maior porte.