Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador José de Moura Filho, inaugura nesta sexta-feira (9) mais um novo Fórum Eleitoral. A 24° Zona Eleitoral será contemplada com o novo prédio em Araguacema, atendendo também o município de Caseara, num total de 7.945 eleitores.

Ainda neste mês o TRE-TO inaugura novo Fórum Eleitoral na cidade de Arraias (22° ZE) e nos próximos meses o de Filadélfia (8° ZE). Com a construção destes novos prédios completa-se um total de 18 imóveis próprios em uso entre as 35 sedes de Zonas Eleitorais, o que significa mais de 50% do total.

Somente em 2009 foram inaugurados 10 novos Fóruns, nas cidades de Guaraí (6° ZE), Paraiso do Tocantins (7° ZE), Itaguatins (11° ZE), Paranã (18° ZE), Natividade(19°ZE), Augustinópolis (21° ZE), Pedro Afonso (23° ZE), Wanderlândia (27° ZE), Arapoema (31° ZE) e Goiatins (32° ZE). E em fevereiro deste ano o TRE-TO inaugurou o Fórum Eleitoral de Itacajá na 33°ZE.

Antes os cartórios funcionavam dentro dos fóruns da justiça comum ou em residências adaptadas, que geravam o custo da locação e não tinham infra-estrutura necessária para o atendimento. Esta situação vem mudando e desde de 2005 são construídas sedes próprias que ocupam o lugar de imóveis cedidos e alugados.

A intenção do Tribunal e o objetivo destas obras é trazer a qualidade de atendimento e dos serviços ao eleitor em suas localidades. Os novos prédios seguem um projeto padrão construído com aproximadamente 175m².

Cada cartório novo conta com sala de audiências, guichês de atendimento, sala de treinamento, sala para o Chefe de Cartório, banheiros adaptados para portadores de deficiência, gabinete para o Juiz Eleitoral, depósito para urnas eletrônicas, copa, sala de arquivo, pátio interno e estacionamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRE