Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Desde a última sexta-feira, 23, os moradores da cidade de Cariri estão contando com o sinal de telefonia móvel da operadora Oi, que instalou antena na cidade disponibilizando os serviços de telefonia celular.

O município de Cariri, distante apenas 18 quilômetros de Gurupi, cidade pólo da região Sul do Tocantins, era um dos únicos municípios que não contava com sinal de telefonia móvel. A maioria dos moradores possuem aparelho celular, mas só usavam quando saiam para outras cidades.

A realidade mudou através de uma solicitação do prefeito municipal Almir Augusto (PMDB) que desde a época da campanha eleitoral afirmou que buscaria junto ao Ministério das Comunicações uma resposta para o fato da cidade não contar com sinal de telefonia móvel e buscaria as formas necessárias para se conseguir a instalação de uma torre de celular na cidade.

Para o prefeito, a liberação do sinal de celular na cidade marca um novo tempo para a população. “Lutamos com todas as nossas forças para oferecer este beneficio ao cidadão caririense. É um direito do cidadão e não poderíamos permitir que esta cidade continuasse sem acesso a esta tecnologia. Vamos continuar lutando pelo desenvolvimento deste município e vamos buscar outras operadoras, para que tenhamos o direito de optar pelo serviço", disse.

Uma solenidade de inauguração da torre que estabelece o sinal da Oi para o município está sendo preparada pela administração municipal. Na oportunidade, autoridades do município e representantes do governo estarão junto com a comunidade em uma festa para marcar a liberação da telefonia móvel na cidade.

Para a população, o sinal do celular na cidade representa mais que um avanço tecnológico, mas a liberdade através da comunicação, como afirma a estudante de administração Daniela Alves, que veio do Estado de Minais Gerais há seis anos com os familiares. “Quando a gente chegou aqui e descobriu que não existia sinal de celular foi frustrante. Não entrava na minha cabeça, que na era digital que estamos vivendo sem ter sinal de celular aqui. Mas, quando fiquei sabendo na sexta-feira, que estava disponível, nem acreditei e ouvir o celular tocar depois de tanto tempo sem precisar uma antena particular é um sonho. A primeira ligação que fiz, foi para os nossos parentes em Minas. Mas, por muitas vezes, pra falar no celular, ou tinha que ir para Gurupi, ou ficar procurando um lugar mais alto na cidade para conseguir falar, agora não precisamos mais disso”, revela.

Fonte: Portal Cariri