Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Contando com a participação de 20 Unidades, a Embrapa este ano traz para a Feira Agrotecnológica de PalmasAgrotins cerca de 90 tecnologias apresentadas em diferentes modalidades: vitrine de tecnologias, estande, palestra, clínica tecnológica e mini-curso, que promovem o “manejo e uso sustentável da água e do solo na agropecuária”, temática da décima edição do evento. “A Agrotins faz parte da programação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e se consolida a cada ano como grande promotora do agronegócio no estado e na região”, avalia Homero Aidar, Chefe Geral da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas. A feira acontece em Palmas, Tocantins, no período de 4 a 8 de maio.

Na área de pesca e aquicultura os visitantes têm oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros dentro e fora da porteira: o Projeto Aquabrasil e suas implicações para o Tocantins, o Sistema de Análise do Comportamento de Animais em Movimento - SACAM (versão para uso com peixes) que possibilita o monitoramento da qualidade da água em ambientes naturais, o desenvolvimento da piscicultura em projetos de assentamentos, tecnologia de secagem de pescado, além de outras tecnologias. Vale registrar que este ano a Agrotins conta com a participação da recém criada Unidade da Embrapa no estado do Tocantins: a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas.

A preocupação com o manejo e uso da água também merece destaque nos trabalhos da Embrapa durante a 10ª edição da Agrotins. Com esse enfoque são ministradas palestras abordando as alternativas tecnológicas de captação de água da chuva para agricultura familiar e a conservação e reuso da água. No estande são divulgadas ainda tecnologias como Barraginhas, sistema de irrigação Irrigás, entre outras.

No tocante ao manejo e uso sustentável do solo são mostradas tecnologias, tais como: zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, plantio direto em hortaliças, além de diferenciados sistemas agrícolas que podem ser observados na Vitrine de Tecnologias e que representam importantes alternativas quando o assunto é a recuperação de solos degradados. Na Vitrine são demonstrados ainda avanços alcançados pela pesquisa em tecnologias como hortaliças, arroz, feijão, milho, entre outros, que enriquecem a mesa do cidadão tocantinense.

“A participação da Embrapa na Agrotins é de fundamental importância, já que representa uma boa oportunidade para os visitantes conhecerem as tecnologias geradas por diversas Unidades da empresa localizadas em todo o Brasil”, conclui Neusa Alice dos Santos, Chefe de Administração da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas.

Serviço

Visando facilitar o acesso dos visitantes às tecnologias da Embrapa durante o evento, foi publicado o Catálogo de Tecnologias da Agrotins 2010, que descreve o local/formato de exposição no evento, além do indicativo da Unidade da Embrapa que pode ser contatada para mais informações.

A Feira Agrotecnológica de Palmas – Agrotins 2010 é promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado do Tocantins e acontece em Palmas/TO, na Rodovia TO – 050, Km 23, Estrada Vicinal, Km 08, Zona Rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa