Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: wherbert Araujo

Foto: wherbert Araujo

Os agricultores familiares do Tocantins terão uma programação especial nesta quinta-feira, 06, durante a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte do país, a Agrotins. Será realizado pelo Governo do Estado por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins – o Dia de Campo da Agricultura Familiar, a partir das 8h.

São esperados cerca de 300 agricultores familiares que virão em caravanas organizadas pelos realizadores do Dia de Campo. Pela manhã, os agricultores serão recebidos e em seguida passam a visitar as estações da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, da Unitins-Agro, do Ruraltins, da Ovinocaprinocultura, da Avicultura e da Bovinocultura de Leite. “Participam do dia de campo agricultores de todas as regiões do Estado, é uma oportunidade de conhecerem as tecnologias apresentadas durante a Agrotins”, comenta o Coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins, Carlos Vandré Kerber.

No período da tarde haverá palestras e cursos voltados para as áreas de interesse dos agricultores familiares, como: Produção de Sementes Segundo Normas e Procedimentos do Sistema Nacional de Sementes e Mudas e também sobre a Produção de Mudas; Como Plantar Pensando na Renda; Reunião sobre Oleaginosas na Agricultura Familiar para Produção do Biodiesel, e outros.

Há também a participação dos agricultores familiares, cerca de 30, expondo artesanatos de produtos oriundos do campo; elaborados com fibra da bananeira, casca de coco, capim dourado, palhas de milho e outros subprodutos a partir de capacitações oferecidas pelo Ruraltins. “Incentivamos nossos agricultores não só a plantar, mas aproveitar de maneira sustentável tudo o que a natureza os oferece”, explica a gerente de capacitação do órgão, Dorivan Alves Borges.

Fonte: Secom