Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Esequias Araújo

Mais um passo para consolidar a posição logística estratégica do Tocantins foi dado na manhã desta quinta-feira, 6. O governador Carlos Henrique Gaguim assinou, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, a escritura da área onde será construído o Porto de Praia Norte, juntamente com o presidente da empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda, Klaus Weyand, o secretário estadual da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, e o prefeito de Praia Norte, Gilmar Alves Pinheiro. Também foi apresentado e lançado o projeto de construção do porto.

O empreendimento contará com investimento de R$ 372 milhões e irá gerar cerca de 1 mil vagas de empregos diretos. O início das obras do porto está previsto para o próximo mês de junho. O governador Carlos Gaguim reforçou que a utilização de hidrovias é fundamental no processo de desenvolvimento de um Estado e País, pois todos os países desenvolvidos e com economia consolidada fazem o uso deste modal de transporte.

O governador adiantou que as negociações para fazer do Porto de Praia Norte um “braço” da Zona Franca de Manaus (ZFM) já estão bem avançadas. “Estamos trabalhando para viabilizar a saída de nossos produtos para o exterior e ainda para atrair os clientes da ZFM para o nosso porto. Isso irá gerar mais renda para o nosso povo e também mais competitividade para os nossos produtos”, pontuou.

Para o prefeito Gilmar Pinheiro, essa será uma oportunidade grande para o município. “Esse projeto traz mais emprego para o município e investimentos que movimentarão a economia local. Consequentemente, a qualidade de vida da população irá dar um salto significativo”, afirma.

O presidente da Eurolatina convidou o governador para visitar o estado alemão Saarland, o qual é representante, para divulgar as potencialidades do Tocantins e buscar novos negócios, principalmente na produção de energia através de biomassa.

Porto

O empreendimento, que será instalado às margens do rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA). O município de Praia Norte está localizado na região do Bico do Papagaio, a 619 quilômetros de Palmas. O local foi escolhido para abrigar o porto depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento. Esta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e uma linha férrea ligando o empreendimento à Ferrovia Norte Sul.

Fases

De acordo com Klaus Weyand, o Porto de Praia Norte será construído em oito fases e terá uma área de 75 hectares. O projeto da obra está pronto e aguarda agora a liberação da Licença Ambiental, que já está em andamento no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

“Gostaria de destacar que sem o apoio do Estado, esse projeto não seria viabilizado. O Governo do Tocantins tem cumprido com a contrapartida, que foi a cessão do terreno e ainda o apoio na celebração de acordos com a ZFM e com a Valec, para viabilizar a construção de um ramal ferroviário ligando o porto à Ferrovia Norte Sul”, destacou Weyand.

Durante apresentação do projeto, o secretário João Telmo Valduga lembrou que a instalação do Porto de Praia de Norte fará do Tocantins um dos grandes fornecedores de alimentos para o Estado do Amazonas. “Hoje, a maior parte das frutas consumidas em Manaus é fornecida por São Paulo e com a instalação do porto, facilmente o Tocantins poderá fornecer carne, frutas, grãos e outros alimentos para aquele Estado”, afirmou.

Fonte: Secom