Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim, referindo-se a mais uma etapa, das gestões feitas nos ministérios e autarquias em Brasília, visando a agilidade da construção, reforma e ampliação do Aeroporto de Araguaina, disse que a Anac vai priorizar o processo dos aeroportos até o dia 30 de maio. A notícia foi dada durante a audiência com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Marcelo Leandro Ferreira, na Anac-Agência Nacional de Aviação Civil, nesta segunda-feira, 10, na capital federal.

Na primeira fase do Plano de Investimentos de 2010, do PROFAA – Programa Federal de Auxílio a aeroportos serão liberados R$ 9.495.391,46, para a recuperação do pavimento asfáltico da pista de pouso/decolagem, pista de táxi principal e do pátio de aeronaves; pátio de aviação geral e acessos; implantação do pátio de aviação geral e acessos à pista de pouso e decolagem.

O Aeroporto de Araguaina foi aprovado no PROFAA, através da portaria nº 700, de 28 de abril de 2010, do Ministério da Defesa. O passo seguinte é a obtenção de autorização da Anac, com a liberação da abertura do processo licitatório. Também durante o encontro, o superintendente sinalizou a possibilidade de agilizar os trabalhos relativos ao Aeródromo de Taguatinga.

Em uma das visitas do governador Carlos Gaguim, em abril, ao VI Comar – Comando Aéreo Regional, a Aeronáutica deslocou uma equipe à Araguaína, para a realização de uma vistoria, pré-requisito para a aprovação do projeto de engenharia.

Acompanharam o governador, o senador Leomar Quintanilha; o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o subsecretário, Evandro Campelo, e o coordenador técnico, Paulo Martorelli. Também participou da reunião a gerente técnica de assessoramento do SIA, Doris Vieira da Costa.

Fonte: Secom