Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Mais de 50 artesãos de seis associações tocantinenses serão beneficiados com a comercialização de suas peças durante a realização da 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo.

As peças de artesanato, produzidas em madeira e capim dourado, foram levadas à capital paulista pela Fundação Cultural do Estado que terá um estande de 40 metros quadrados, montado no espaço “Vivências” na Feira. Para levar o maior número de peças, a Fundação Cultural do Tocantins mobilizou os artesãos e associações, que entregaram sua produção durante a semana que antecedeu o evento. Toda a renda adquirida da venda dos produtos será repassada diretamente aos artesãos como forma de fomentar a produção tocantinense e valorizar o trabalho dos profissionais. O presidente da Fundação Cultural do Estado, Diomar Naves Neto, estará presente no evento, considerado uma das maiores vitrines do turismo e da cultura brasileira.

O Tocantins também estará representado no Salão do Turismo pela artesã mestre, Eliene Patrícia de Sousa Cunha, de São Félix do Tocantins, que trabalha com capim dourado e ministrará oficinas no espaço “Saber Fazer”, mostrando in loco as técnicas e os processos produtivos tradicionais utilizados para a confecção das peças.

O Salão do Turismo é dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios, Missões Promocionais-Caravana Brasil e Missões Promocionais - Press Trip.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o Salão do Turismo propiciará aos visitantes conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos; o artesanato brasileiro, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País; debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.