Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Tocantins realizará, no período de 26 de maio a 01 de junho, quatro novas oficinas de capacitação de multiplicadores no Estado para difundir a implementação do Edital do Programa Mais Cultura para Amazônia Legal. As capacitações acontecerão nos municípios de Gurupi, Araguaína, Augustinopolis e Palmas.

O evento é voltado para possíveis multiplicadores da informação para maior participação no edital que é uma articulação entre gestores públicos de cultura, produtores e artistas, líderes comunitários e representantes de entidades que lidem com ação cultural e funcionários de instituições que atuem com a Cultura e o Desenvolvimento Social e que possam auxiliar os proponentes na elaboração de seus projetos.

A oficina será ministrada pela diretora Executiva da Funarte, Myriam Lewin, e por Alberdan Batista. Oficina é objetiva e prática e consiste basicamente na apresentação do edital e seus instrumentos e um tira-dúvidas com os participantes.

O Edital do Programa Mais Cultura para Amazônia Legal foi lançado em abril e o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Tocantins pretendem atender aos artistas e fazedores de cultura de todos os 139 municípios tocantinenses. Os recursos previstos para o Estado são superiores a R$ 2,4 milhões, com prêmios que variam de 1 a 35 salários mínimos, podendo chegar ao montante de R$ 17.850,00 por município.

As inscrições para os interessados em participar do Edital estão abertas até o dia 11 de junho e podem ser feitas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos. O Edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI e da Fundação Nacional de Artes/Funarte, em parceria como Banco da Amazônia e os Estados que fazem parte da Amazônia Legal. No Tocantins, o Edital é realizado com a parceria da Fundação Cultural do Estado.

Programação

Gurupi- 26/05/2010 - Centro Cultural Mauro Cunha

Araguaína - 28/05/2010 - Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto

Augustinópolis – 29/05/2010 – Câmara de Vereadores

Palmas - 01/06/2010 - Memorial Coluna Prestes

Fonte: Ascom Fundação Cultural