Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em carta enviada à imprensa, o ex-governador e pré-candidato ao Palácio Araguaia, Siqueira Campos (PSDB) explicou que sua atuação política, durante 40 anos de vida pública, tem sido em favor dos servidores públicos do Estado.

Siqueira taxou o período eleitoral como época de “mentiras e trapaças” e afirmou que nunca trabalhou para prejudicar qualquer categorias de servidores e que nunca praticou demissões em massa no Tocantins.

O ex-governador finaliza seu comunicado alegando ser lamentável que depois de muitos anos de serviços públicos, ainda precise se justificar com relação ao seu trato com os servidores públicos do Estado.

Confira na ìntegra a carta do ex-governador Siqueira Campos:

Palmas, 26 de Maio de 2010

Servidores e Servidoras Públicas,

Lutei durante 30 anos para criar o Estado do Tocantins, junto com outros companheiros valorosos e com o apoio de toda a nossa população. Mas o Tocantins só existe, de fato e só alcançou os resultados positivos de melhoria da qualidade de vida das pessoas, graças ao trabalho do seu povo e dos que o servem com abnegação: os Servidores Públicos, homens e mulheres a quem o Tocantins deve muito e que merecem toda a nossa admiração e respeito.

Mas toda vez que uma campanha eleitoral se aproxima, alguns políticos, sem compromisso com a nossa evolução, e com a verdade, se utilizam de informações falsas para tentar enganar e manipular os servidores públicos, gerar insegurança, atrapalhar o comércio, a economia e conturbar a nossa paz social. Toda campanha é sempre a mesma coisa: mentiras e trapaças. Só que, desta vez, estamos assistindo a um verdadeiro crime contra a inteligência dos servidores e suas famílias. Esquecem esses maus políticos que os devotados homens e mulheres que no Serviço Público servem o povo, são formadores de opinião e que, portanto, sabem discernir entre a boa e a má informação, a mentira e a verdade.

Em respeito à Justiça Eleitoral e como forma de contribuir com a nossa jovem democracia, tenho evitado comentários, mesmo quando sou vítima das mais sórdidas calúnias. Mas, quando se trata de calúnias envolvendo a minha relação com os Servidores, faço questão de praticar a comunicação direta, sem intermediários, para que não pairem dúvidas quanto a minha visão da importância estratégica dos Servidores para o futuro do Estado.

Em nenhum momento da minha vida pública manobrei para prejudicar qualquer categoria de Servidores. Nos 10 anos como Governador, nunca pratiquei demissão em massa de servidores, e nem persegui nenhum deles. Sempre trabalhei para ampliar, cada vez mais, o quadro de técnicos e das diversas categorias para suprir as estruturas administrativas, na grande maioria criadas por mim e meus companheiros de Governo.

Vi, com muito orgulho e satisfação, nascerem os Sindicatos e entidades representativas, acompanhando o processo natural de evolução do Estado. Nada é mais satisfatório para mim do que ver a estrutura social do Estado se completando.

Acompanho atentamente as lutas de todas as categorias. Reconheço as dificuldades e me orgulho das conquistas iniciais e recentes. Por isso mesmo, quero aqui assumir um compromisso público, sem porta-vozes, sem emissários: TODAS AS CONQUISTAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS, DE TODAS AS DIVERSAS CATEGORIAS, SERÃO MANTIDAS, AMPLIADAS OU APERFEIÇOADAS PARA O BEM DOS SERVIDORES E DO ESTADO DO TOCANTINS, A MELHORIA E A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO.

OS PLANOS DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS SERÃO RIGOROSAMENTE RESPEITADOS E APERFEIÇOADOS COM AMPLA DISCUSSÃO COM AS CATEGORIAS.

O PARCELAMENTO DAS INDENIZAÇÕES SERÁ PAGO, NA FORMA DA LEI, RESPEITANDO OS ACORDOS ASSINADOS E APROVADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

E mais: SIQUEIRA CAMPOS NUNCA FOI E NUNCA SERÁ A FAVOR DE DEMISSÕES, MUITO PELO CONTRÁRIO, DEFENDO UMA MÁQUINA PÚBLICA MAIS ABRANGENTE, COM SERVIÇOS PÚBLICOS UNIVERSALIZADOS E UM NÚMERO MAIOR DE TÉCNICOS À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO, SEM A EMPULHAÇÃO DAS MALSINADAS TERCEIRIZAÇÕES GENERALIZADAS.

Qualquer coisa que digam em contrário é MENTIRA, é MANIPULAÇÃO e merece o mais veemente REPÚDIO e CONDENAÇÃO por parte das pessoas de bem, que lutam por uma política decente e um Estado cada vez mais democrático, ético, transparente e evoluído.

É lamentável que depois de 21 anos da criação do Estado, e de 40 anos de militância política, eu ainda precise reforçar minhas convicções e os meus compromissos perante o povo. Mas o farei quantas vezes forem necessárias, e cada vez que falsos líderes tentarem manipular a consciência dos Servidores para tirar a paz de suas famílias e ganharem as eleições à base de mentiras.

Fiquem tranqüilos. Trabalhem em paz, mirando o futuro e confiem na palavra de quem vocês conhecem há mais de 40 anos e jamais deixou de cumprir e honrar sua palavra e seus compromissos.

Um fraterno abraço, do amigo grato

Ex-Governador Siqueira Campos