Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual José Geraldo de Melo, presidente regional do PTB, que já declarou seu apoio pessoal à candidatura à reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), destacou a importância de um processo democrático para a definição do apoio do partido nas eleições deste ano. De acordo com deputado, independente da decisão tomada pelos delegados do partido, “o deputado José Geraldo, o presidente José Geraldo irá seguir”. O presidente petebista ainda completou afirmando que “isso é democracia”.

Durante seu discurso na reunião para deliberação do apoio do PTB, o deputado destacou a falta de lideranças da legenda na ocasião. O deputado lembrou, por exemplo dos prefeitos Edimar Alves de Sá, o Bozó, da cidade de Divinópolis do Tocantins e do prefeito de Buriti, Alvimar Cayres, o Mazinho, além de vices-prefeitos e vereadores do partido. José Geraldo ressaltou que, por causa dessas ausências, as manifestações pró-Siqueira foram mais ouvidas. “Vemos uma manifestação muito grande pró-Siqueira, mas temos um grupo muito grande que não está presente”, afirmou.

Participação no governo de coalizão

José Geraldo lembrou da eleição indireta que elevou o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Gaguim (PMDB) ao cargo de governador do Tocantins. De acordo com o parlamentar, antes de assumir o apoio à gestão-tampão de Gaguim, a base do partido foi consultada e “a decisão foi unânime” integrar a base governista.

Necessidade de crescimento

Ainda durante sua fala, o deputado destacou a necessidade de crescimento do partido. O PTB conta hoje com 6 prefeitos eleitos no Tocantins. “O PTB ainda é um partido fragilizado pela quantidade de nomes mandatários”, completou.

Na ocasião, o presidente afirmou ainda que até as eleições de 2018, terá um nome que irá concorrer às eleições ao governo do Estado.

Diretório Nacional

José Geraldo ressaltou que a decisão tomada na reunião desta segunda-feira ainda passará pelo aval do diretório nacional petebista, representado pelo presidente Roberto Jefferson. No âmbito nacional, o PTB já declarou apoio à candidatura do tucano José Serra, o que será homologado entre os dias 14 e 17 de junho.

A votação teve início com portas fechadas e com a presença exclusiva dos delegados e lideranças com poder de voto no diretório.