Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O distrito de Taquaruçu será a sede dos poderes executivo e legislativo municipal, neste dia 1º de junho, conforme prevê a emenda à Lei orgânica do Município de Palmas, aprovada em 16 de maio de 2006. A transferência da sede administrativa para o Distrito é fruto de um projeto de lei, do vereador Vanderlei Barbosa, para homenagear o desprendimento do povo de Taquaruçu em ceder seu direito de territorialidade, para que pudesse ser implantada a Capital do Tocantins, Palmas.

Segundo a história, em 1989, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para construção da nova capital do Tocantins.

Em retribuição a este ato, o 1º de Junho de cada ano será reservado para a transferência da sede administrativa de Palmas para o distrito de Taquaruçu, numa ação denominada Taquaruçu, "Capital por Um Dia". Neste dia, as ações da Prefeitura e da Câmara Municipal serão realizadas no Distrito. O prefeito Raul Filho, os secretários e demais servidores do município atenderão em Taquaruçu.

Lei

A emenda à lei orgânica do município de Palmas, número 053, que prevê a instalação do Governo de Palmas em Taquaruçu foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de maio de 2006. O documento determina que a cada 1º de junho de todos os anos os poderes executivo e legislativo transfiram suas atividades, legalmente, para o distrito de Taquaruçu do Porto.

Veja a programação:

5h – Alvorada com Banda de Música da Guarda Metropolitana de Palmas

8h – Blitze Educativa com distribuição de panfleto de conscientização dos males do cigarro.

10h – Início da sessão solene Capital por um dia/Entrega de Homenagens e entrega de créditos do Cartão do Estudante

Local: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar

14h Entrega de Asfalto / Visita obras de recapeamento

Local: Portal de entrada do Distrito

16h30 – Jogo comemorativo Capital por Um Dia

Local: Gramado José Cândido Marques, ao lado do Ginásio Poliesportivo

18h – Sopão Solidário

Local: CRAS

18h – Tenda Jovem

Local: Praça Joaquim Maracaípe

19h – Inauguração da Praça e Playground Vereador Tarcísio Machado

Local: Av, Belo Horizonte

20h- Show de Encerramento com Berg Moreno e Banda

Local: Praça Vereador Tarcísio Machado

Fonte: Ascom Prefeitura de Palmas