Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ezequias Araújo

O governador Carlos Henrique Gaguim entregou, na manhã desta terça-feira, 1° de junho, em solenidade realizada na ala norte do Palácio Araguaia, 20 ambulâncias que fazem parte do conjunto de benefícios oferecidos a todos os 139 municípios do Estado através da Caravana Acelera Tocantins. Na ocasião, 14 destes veículos, que possuem ar-condicionado, além de equipamentos médicos de alta tecnologia, foram destinados a 14 diferentes cidades tocantinenses, enquanto os seis restantes para hospitais regionais do Estado.

Durante a entrega das ambulâncias, o governador Carlos Gaguim afirmou que os investimentos na área da saúde, uma das que mais merecem atenção do Governo, segundo ele, atendem às carências, principalmente no interior do Estado. “Nós já soubemos de casos em que crianças que vivem em cidades do interior morreram por falta de uma ambulância adequada que as levassem a algum hospital para receber o devido atendimento. O Governo não vai mais permitir isto, e este é o motivo de nosso investimento em veículos modernos, que assistirão a todos os 139 municípios do Tocantins”, disse o governador.

Conforme o secretário estadual da Saúde, Francisco Melquíades Neto, no total, cerca de R$ 10,8 milhões foram investidos na compra de 170 ambulâncias. Das 32 que já chegaram após as adequações exigidas pelo governador, como explica o secretário, 20 foram entregues e 12 estão passando por revisão para serem entregues. Para Melquíades Neto, o governo tem mostrado empenho pelas causas da saúde no Estado. “A aquisição das ambulâncias foi precedida de um levantamento de todas as necessidades da saúde tocantinense, o que nos levou ao apontamento de que a nossa frota estava obsoleta, com veículos que ultrapassaram a faixa de 1 milhão de quilômetros rodados. Como estava, era impossível oferecer um atendimento de qualidade à população, mas, agora, o anseio por novas ambulâncias foi sanado”, falou o secretário.

Para o prefeito Joaquim do Posto, de Natividade, primeiro município visitado pela Caravana, em fevereiro deste ano, o governador Carlos Gaguim tem feito a diferença na obtenção de soluções para os problemas locais vividos por cada cidade. “O governador Gaguim tem passado e olhado por todos os municípios, procurando conhecer e resolver as demandas de cada um deles. Desde a visita da Caravana Acelera Tocantins, várias obras previstas pelos atos assinados já foram iniciadas, e outras estão previstas para iniciar logo. O Governo tem cuidado do bem-estar do povo de todo o Estado”, afirmou o prefeito.

Municípios e hospitais beneficiados

Os 14 municípios que receberam uma das 20 primeiras ambulâncias entregues nesta terça-feira, 1°, pelo Governo do Estado são: Araguatins, Augustinópolis, Carmolândia, Centenário, Figueirópolis, Mateiros, Miranorte, Natividade, Nazaré, Palmeirópolis, Pedro Afonso, Pequizeiro, Recursolândia e São Félix do Tocantins.

Já os seis hospitais regionais atendidos são os de Araguaína, Arraias, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional e de Xambioá.

Fonte: Secom