Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os servidores da prefeitura de Gurupi devem entrar em greve a partir da próxima terça-feira, 8, reivindicando um reajuste de 30%. Funcionários de todas as áreas devem cruzar os braços pedindo o aumento salarial.

O prefeito do município, Alexandre Abdalla (PR), tenta negociar com o sindicato representante dos servidores no entanto em entrevista ao Conexão Tocantins não descartou a hipótese de demissões na tentativa de fazer uma reforma administrativa na máquina pública.

“A prefeitura vai fazer o que estiver ao alcance, mas não temos hoje condições de conceder esse aumento. Estamos negociando e precisamos analisar o que pode realmente ser feito pois não adianta anunciar que vai poder dar, mas não ter condições de pagar depois”, afirmou o prefeito.

O gestor conta também que o limite prudencial de gastos com pessoal na prefeitura já está excedido. “Não questiono os direitos dos servidores de quererem melhores salários só que temos que levar em conta a queda na arrecadação e ainda a redução do Fundo de Participação dos Municípios”, frisou.

Abdalla afirmou que a prefeitura conta hoje com cerca de dois mil funcionários contando os contratados com os concursados. No entanto, ele não sabe estimar quantos contratados estão empregados, um dos pontos também questionados pelos servidores.

Com relação ao salário dos secretários, Abdalla justifica que juntou algumas secretarias para diminuir custos. “O secretário está disponível à toda hora inclusive na ausência do prefeito e do vice, nós temos oito sete secretários, diminuímos muitas secretarias”, justificou.

Questão política

A greve foi decidida através de assembleia geral dos servidores, no entanto, Abdalla diz que há questões políticas envolvidas na manifestação. “Com certeza absoluta tem, mas eu não vou perder tempo correndo atrás disso, a questão é administrativa”, afirmou sem citar nomes.