Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A janela de plantio, período de cultivo de soja no Vazio Sanitário (entressafra), foi prorrogada para até 10 de junho. A Portaria nº 231 que normatiza o prazo foi publicada nesta segunda-feira, dia 07, no Diário Oficial do Estado. A prorrogação atende a solicitação do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia e da Lagoa da Confusão, que alegaram dificuldades dos sojicultores para executar o plantio dentro do prazo. A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - intermediou o pedido que foi deliberado pelo Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática. A janela iniciou no dia 20 de abril e terminaria no dia 31 de maio.

Segundo o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, a extensão do prazo ajuda os produtores de soja da região das várzeas tropicais a finalizar o plantio, sem ter prejuízos econômicos e colabora com a prevenção e controle da ferrugem asiática. “Precisamos continuar matendo a excepcionalidade do Estado no cultivo da soja na região das várzeas e firmando parcerias para juntos ganharmos mais destaque na produção de soja no cenário nacional”, ressalta.

O diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, explica que este ano ocorreram algumas mudanças para facilitar a identificação e controle da doença como o maior envolvimento do Responsável Técnico das propriedades rurais. “A data para a colheita da soja continua obrigatória e deve ser realizada até 10 de outubro, quando termina a entressafra, sob pena de o produtor ser multado, ter sua propriedade interditada e a produção destruída”, destaca Michelin, acrescentando que os sojicultores tocantineses têm cumprido as regras.

Vazio Sanitário

O Vazio Sanitário da soja é o período de entressafra, que ocorre de 1º de julho a 31 de setembro e foi criado deste 2006 para quebrar o ciclo de desenvolvimento da Ferrugem Asiática, evitando sua proliferação para a safra seguinte. No vazio é proibido o cultivo da oleaginosa, com exceção de áreas onde foi comprovada a baixa incidência da ferrugem. No Tocantins, esta área fica na região das Várzeas Tropicais, entre os municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia.

O grão plantado neste período só pode ser destinado à pesquisa ou utilizado como semente. Em 2009, durante o Vazio o Tocantins produziu mais de 75 toneladas de sementes de soja em aproximadamente 27 mil hectares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec