Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ainda este ano, mais um incentivo para os estudantes do Tocantins frequentarem as escolas será oferecido pelo Governo Federal. Isto porque o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou esta semana os procedimentos para a compra de bicicletas que serão entregues aos alunos da zona rural, matriculados na educação básica da rede pública de ensino. Este será mais um reforço às ações do Governo do Tocantins que, preocupado com a frequência escolar e também com a segurança no transporte de crianças e adolescentes, já entregou ônibus escolares para cada um dos 139 municípios do Estado e tem feito novas entregas em edições da caravana Acelera Tocantins.

De acordo com informações do FNDE, as bicicletas serão de propriedade das prefeituras ou dos governos estaduais. Os estudantes terão posse enquanto estiverem matriculados. No Tocantins, cerca de 51 mil crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino podem ser beneficiados.

Para a secretária da Educação e Cultura do Tocantins, Suzana Salazar, a entrega das bicicletas para aqueles que estão frequentando a escola será mais uma inovação nas atividades e programas que visam aumentar a frequência escolar. “O sucesso do aluno depende de vários fatores, dentre eles o acesso à escola, que pode ser um fator contributivo ou impeditivo. Esta ação vem facilitar e garantir o acesso e, consequentemente, diminuir ou minimizar a infrequencia escolar. O Tocantins já entende essa necessidade e já estava se organizando com planejamento para subsidiar o acesso dos nossos alunos à escola”, explicou a secretária.

A notícia já é motivo de festa nas escolas da zona rural. Para a diretora da Escola Estadual Beira Rio, localizada em Luzimangues – distrito da zona rural de Porto Nacional, Euzilene Lucena Maciel Pires, a notícia sobre a entrega de bicicletas aos estudantes deve ser comemorada por todos que querem mais crianças e adolescentes frequentando a escola. “É uma felicidade para nós da escola e com certeza para os estudantes e os pais. Não há como não comemorar uma iniciativa como essa. Existem crianças que percorrem três, quatro quilômetros a pé para chegarem até o local por onde passa o ônibus. Alguns moram em fazendas e chácaras próximas da escola, mas chegam a circular até 86 quilômetros no ônibus escolar, por causa da necessidade de buscar os alunos que moram mais longe. A chegada dessas bicicletas vai ser uma coisa maravilhosa. Muitos vão poder vir direto para a escola e mesmo quem não puder, não vai precisar mais andar a pé até o local por onde o ônibus passa”, comemorou a diretora.

Transporte escolar

O Governo do Estado já entregou ônibus escolares para todos os municípios tocantinenses em duas etapas. Em setembro do ano passado, foram entregues 140 novos ônibus escolares e este ano estão sendo distribuídos outros 139 micro-ônibus. São veículos com capacidade para transporte de 34 estudantes, adaptados para pessoas com deficiências ou dificuldade de mobilidade. Todos os veículos escolares do Tocantins possuem velocímetro travado para que a velocidade não ultrapasse 70km/h, medida que reforça as ações de segurança das crianças e adolescentes transportados.

Garantir o transporte escolar seguro e com qualidade é uma prioridade do Governo do Tocantins. Em menos de um ano, o investimento no transporte escolar tocantinense já chega a R$ 47 milhões. Isto reforça o trabalho e compromisso da atual gestão com os tocantinenses.

Fonte: Secom

Atualizada às 17h23