Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 23, a primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para as eleições deste ano. A pesquisa foi registrada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon), junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

No total foram ouvidos 812 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com os resultado, o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) está à frente do governador Carlos  Henrique Gaguim por 2 pontos percentuais, ou seja, tecnicamente empatado com o peemedebista na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Siqueira aparece com 40% das intenções do eleitorado, enquanto o governador aparece com 38%.

O terceiro pré candidato a ser citado na pesquisa foi o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT) que possui 7% dos possíveis votos tocantinenses. A soma dos votos brancos e nulos é de 6%, enquanto 9% dos eleitores se declararam indecisos.

 Espontânea

Na modalidade espontânea Siqueira aparece com 23%, Carlos Gaguim tem 20% e Paulo Mourão aparece com apenas 2%. Brancos e Nulos somam 8% e idecisos 47%.

Nacional

Para a eleição que elegerá o novo presidente do Brasil, a pesquisa encomendada pelo Sinduscon apontou uma relativa "folga" na vantagem da ministra DIlma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Segundo os dados apresentados pelo Ibope, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Serra vem com 32% do eleitorado tocantinense; a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva (PV) é apontada na terceira colocação com 10% dos votos no Estado.

Na pesquisa espontânea, os números são um pouco mais baixos, porém a diferença entre a petista e o tucano se mantém elevada: 29% de Dilma contra 17% de Serra. Esta modalidade, no entanto, apresenta uma curiosidade: o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, mesmo sem poder se candidatar a um terceiro mandato, aparece na terceira colocação com 9% das intenções de voto, à frente de Marina Silva que tem 3%.