Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Kleiber Arantes

Melhorias salariais e de estrutura física para desenvolver um bom trabalho. Estas foram algumas das principais pautas debatidas durante a reunião entre o governador e candidato à reeleição pela Coligação Força do Povo, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e representantes da Associação Tocantinense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Atacom). O encontro, organizado pelo senador e candidato a deputado federal, Leomar Quintanilha, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, em Palmas.

Na ocasião, um manifesto foi entregue pelo presidente da Atacom, José Hélio da Silva. Segundo ele, o Tocantins é o primeiro Estado em que todos os agentes concluíram o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. “Temos um papel importante, conhecemos de perto a realidade das famílias. Com o nosso trabalho atuamos na redução dos índices de mortalidade infantil, aumento na cobertura de pré-natal. Precisamos de mais reconhecimento.”

Silva ressaltou que atualmente os agentes comunitários, de vários municípios, não possuem estrutura nenhuma de trabalho. “Uma das nossas principais reivindicações é a aquisição de motos, principalmente para os agentes que atuam na zona rural e o percurso é realizado a pé”. O presidente explicou que o trabalho do Agente de Saúde é realizado por meio de convênio firmado entre Governos Federal, Municipal e Estadual.

Valorização

Gaguim afirmou que reavaliará as condições trabalhistas dos agentes de saúde, e que é importante aproveitar o trabalho já desenvolvido por eles com novas atribuições. “Faremos um projeto com a participação dos agentes de prevenção de combate às drogas, que se tornou uma praga não só no Tocantins como em todo o país.”

O candidato afirmou que as melhorias salariais e na estrutura será também avaliada para valorizar o profissional. “Deus me colocou para fazer a diferença. Reconheço a importância do trabalho dos agentes e temos que avançar mais.”

Para Quintanilha, candidato à Câmara Federal, a valorização do agente comunitário é fundamental e é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela categoria. “Fiz questão de trazer a Associação para conversar com Gaguim e ele fez questão de comparecer e conversar pessoalmente com a classe.”

A agente comunitária do município de Paraíso Nalva Gomes Aguiar declarou seu apoio a Gaguim. “Ele valoriza o funcionário público e somos funcionários públicos, vejo nele essa vontade de fazer o diferente”. Para exemplificar, Nalva disse que no governo de Gaguim a sua família conseguiu melhorar a qualidade de vida. “Meu marido é cabo da Polícia e com o aumento no salário dele, melhorou de forma positiva a minha família. Percebi que ele pode nos ajudar diretamente e aumentar a qualidade de vida de toda a sociedade tocantinense”, avaliou a agente.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa da Força do Povo