Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Manoel Júnior

Se por um lado a temperatura do Tocantins é muita alta, por outro o Estado oferece inúmeras opções de rios e cachoeiras para quem deseja se refrescar, sair da rotina e conhecer novas paisagens. Pedro Afonso é uma delas, município a 173 km de Palmas, onde os rios Tocantins e Sono se encontram num cenário maravilhoso, que lembra filmes de aventura e romance.

As belezas naturais são incrementadas com infraestrutura urbana disponível, nessa época do ano, na Eco praia Sono, uma ilha de areia fina formada no Rio Sono, bem próxima do centro de Pedro Afonso. Ali, o visitante tem tudo à disposição, pode montar a sua barraca na área de campi gratuita e partilhar dos equipamentos disponibilizados pela Prefeitura local ou se hospedar num acampamento. De dia, sol, água fresca, passeios de barcos, músicas para todos os gostos, comidas deliciosas e de noite shows gratuitos promovidos pela organização da praia. É agitação 24 horas por dia. Só fica parado quem assim o desejar. Mas é difícil isso acontecer, pois a boa energia do local e a alegria dos que por ali estão são contagiantes. Contudo, para quem desejar ficar apenas o dia na curtição na praia e ter uma noite mais tranqüila a cidade oferecer ótimos hotéis.

A Eco Praia Sono é apenas um dos atrativos do município, cujo calendário de festividades conta com o festival da soja, (o município é um grande produtor de soja), mostra folclórica e festival gastronômico, complementando as tradições festas como carnaval, competições esportivas, exposição agropecuária e festejos religiosos. A ideia do prefeito José Júlio das Chagas, o popular Julhão, é aproveitar mais todo esse potencial do município. “Penso que a temporada de praia, por exemplo, deve ser mais longa, ir até o mês de setembro talvez”, diz ele, observando que o Poder Público, em todas as esferas, tem se unir à iniciativa privada e tornar os projetos realidades, pois o retorno econômico é muito bom para o município. “Nós estamos fazendo a nossa parte, estamos organizados e planejando tudo para o turismo em Pedro Afonso dê bons resultados”, diz o prefeito.

As ideias do prefeito, sem dúvidas, são boas. A exemplo Passeio Descida de Balsa, um projeto que chama a atenção para as questões da preservação ambiental, envolvendo vários segmentos da sociedade e, em especial, as crianças, que, numa competição à parte, juntam garrafas pets para confeccção da balsa. Este ano 30 mil garrafas pets fizeram a balsa fluturar pelas águas do Rio num passeio que durou mais de 5 horas. Posteriormente essas garrafas serão reutilizadas em outros projetos. “Esse é um projeto que educa a crianças e chama a atenção de todos quanto a importância da preservação ambiental e as possibilidade do reaproveitamento de materiais recicláveis”, conta o prefeito.

Caravana

Dez jornalistas conheceram a Eco Praia Sono e a Bom Será (também em Pedro Afonso, no Rio Tocantins) levados pelo Caravana de Turismo, um projeto que a Abrajet (Associação Brasileira de Turismo), seccional Tocantins, desenvolve, em parceria com o Poder Público e iniciativa privada, com o objetivo de divulgar as belezas e potencialidades turísticas do Tocantins. A visita a Pedro Afonso foi a 25º edição do Caravana de Turismo.