Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Desde a última semana uma movimentação de bastidores toma conta da Associação Tocantinense de Municípios, entidade que representa os prefeitos do Estado.

O presidente, Valtenis Lino (PMDB) junto com membros da diretoria da entidade traçaram uma estratégia contra o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) através de questionamentos ao programa de governo, Acelera Tocantins que foi realizado em todos os municípios do Estado.

Tudo começou com a realização de uma pesquisa pela entidade que questionou os filiados por telefone sobre o andamento da liberação dos recursos, convênios, bem como a entrega de benefícios levados através da Caravana.

A pesquisa foi questionada por alguns prefeitos que analisaram a ação como algo de cunho político, já que Valtenis tem apoio declarado ao ex-governador Siqueira Campos (PSDB).

Há três semanas, a pesquisa teria que ser divulgada, conforme anunciado pelo próprio Valtenis, no entanto até o momento os dados foram distribuídos apenas para os membros da diretoria da entidade, formada por Pedro Rezende (PTB) de Formoso do Araguaia, Alcides Filho Rodrigues (PR) de Babaçulândia dentre outros.

Segundo Valtenis disse nesta terça-feira, 10, ao Conexão Tocantins, os diretores é que vão decidir o que fazer com o resultado da pesquisa. “Só posso adiantar que o resultado é muito pior do que eu imaginava”, frisou.

Entretanto, um dos diretores da entidade informou ao Conexão Tocantins que mais de 50% dos municípios não foram contemplados até o momento com as ações do Acelera, segundo a pesquisa.

A estratégia é, segundo ele, acionar os órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e também Tribunal de Contas contra o governo. “Para nós está provado que foi uma ação eleitoreira e que os beneficiados foram apenas da base do governo, vamos acionar os órgãos para defender os municípios que não fazem parte da base do governo”, afirmou o diretor.

Com o argumento de defender as prefeituras, os prefeitos pretendem assim mobilizar os gestores da entidade num documento cobrando do governo a liberação dos recursos que foram assinados durante a Caravana.

A pesquisa avalia minuciosamente como os prefeitos analisam o programa e ainda um balanço da entrega dos ônibus e ambulâncias.

A estratégia tem como foco desmobilizar alguns prefeitos que apoiam a reeleição de Carlos Gaguim. Segundo a Força do Povo, são 100 gestores hoje na base do governo.

Os dados da pesquisa devem ainda ser massificados pela coligação Tocantins levado a Sério e alvo de críticas também por parte de alguns membros do grupo.

Valtenis tinha divulgado que deixaria a presidência da instituição para se dedicar à campanha mas mudou de ideia e pretende conciliar suas articulações de Campanha em prol de Siqueira com as atividades na ATM.

O presidente negou mas segundo algumas informações ele está visitando alguns prefeitos e pedindo apoio para Siqueira.

Diretores da ATM:

Pedro Rezende (PR)– 1 diretor financeiro

Natalício Cursino Ribeiro (PSDB) – 2º diretor financeiro

Miuke Hayashida (DEM) – Diretora administrativa

Alcides Filho Rodrigues (PR) – 2º diretor financeiro