Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Universidade Federal do Tocantins, por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI), será sede do 4º Colóquio: Internacionalização da Educação Superior na América Latina, que acontecerá de 18 a 20 de agosto de 2010 - no Campus de Palmas. As inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto, por meio do endereço www.uft.edu.br/coloquio onde constam também as informações a respeito do encontro.

O Colóquio sobre a Internacionalização do Ensino Superior pretende, por meio das palestras, mesas redondas e debates, colaborar com a internacionalização do ensino superior. Outro objetivo é que o evento seja uma das estratégias para esse nível de ensino, que se orienta para a expansão, resultando na ampliação do acesso e na diversificação das instituições e na diferenciação do ensino superior.

Entre os objetivos também se encontra a articulação e a implementação de novos instrumentos de cooperação, voltados para a resolução de problemas da região com o estabelecimento de programas educativos comuns para promover o intercâmbio de estudantes de graduação, graduados e pesquisadores, e o desenvolvimento de centros regionais de excelência.

Segundo a professora Liliana Pena Naval, diretora de Assuntos Internacionais da UFT, a Universidade entende que a discussão acerca da cooperação internacional na área da educação superior, passou a ser entendida como um conceito amplo, mas se refere também às mudanças que ocorrem dentro de uma determinada Instituição, por meio de iniciativas políticas e de caráter específico. Nesse sentido, compreende-se que o mais significativo no processo de internacionalização não diz respeito apenas ao caráter geográfico da atividade, mas também à transformação que se dá no interior da instituição.

Confira a programação completa do Colóquio aqui