Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A agenda do governador e candidato à reeleição pela coligação Força do Povo, Carlos Gaguim (PMDB), deste sábado, 14, foi marcada por participações em dois eventos com tradição centenária no Tocantins: a Romaria do Senhor do Bonfim, no município de Natividade; e as Cavalhadas em Taguatinga, ambos na região Sudeste do Estado.

Acompanhado dos candidatos a senador Marcelo Miranda (PMDB) e Paulo Mourão (PT), candidatos a deputados federais e estaduais e mais oito prefeitos de municípios da região, entre eles o de Natividade, Joaquim do Posto (PV), Gaguim visitou cada uma das centenas de barracas, casas e acampamentos do Bonfim, cumprimentando fiéis, romeiros, moradores e turistas e apresentando suas propostas de governo.

“Esta festa do Bonfim de Natividade é um evento muito bonito, uma demonstração de fé e devoção do nosso povo, não só tocantinense, mas brasileiro também. Vamos investir na melhoria da infra-estrutura do local, possibilitando mais conforto a todas as pessoas que visitam esta região”, garantiu Gaguim.

Os festejos do Senhor do Bonfim ocorrem há mais de 150 anos, entre os dias 13, 14 e 15 de agosto. Cerca de 50 mil pessoas visitam o local para demonstrar sua fé e agradecer as graças alcançadas.

Cavalhadas

Durante participação nas tradicionais Cavalhadas do município de Taguatinga, Gaguim enfatizou que a festividade representa um patrimônio cultural importante para o Tocantins. “As Cavalhadas são a história viva. O mundo inteiro precisa conhecer a nossa cultura e nós vamos incentivar para que manifestações como as Cavalhadas possam estar cada vez mais presentes na cultura tocantinense”, afirmou Gaguim.

As Cavalhadas representam a encenação da luta entre mouros e cristãos e homenageiam Nossa Senhora D’Abadia. São encenadas em Taguatinga desde 1936.

Carreata

Na chegada ao município, Gaguim e os candidatos ao Senado, Marcelo Miranda e Paulo Mourão, participaram de uma grande carreata pelas principais ruas da cidade, que contou com a participação de aproximadamente 200 veículos.

Apoios

Em Taguatinga, Gaguim, Marcelo Miranda e Paulo Mourão contam com o apoio declarado da prefeita Zeila Matins (DEM), do presidente da Câmara, João Pereira da Silva (DEM) – o JP, e de oito vereadores do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força do Povo