Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No Tocantins, foram registrados 1.750 focos. A situação preocupa os bombeiros pois o fogo chegou às áreas urbanas e novos registros têm surgido todos os dias. Nas proximidades de Palmas, os bombeiros trabalham há uma semana na Serra do Carmo. Nesta segunda-feira, 16, um grupo foi enviado ao distrito de Taquaraçu, a 20 quilômetros da capital, para combater o fogo.

Segundo o major Geraldo Primo, o trabalho na serra é complicado porque as condições são propícias para o fogo e surgem novos focos todos os dias. “Na parte alta, o capim tem mais de 1 metro de altura e com muito vento as labaredas podem chegar a 4 metros.

Mesmo na parte baixa, o acesso é dificultado pela vegetação fechada. Em 12 horas por dia de trabalho, gastamos seis horas só com a locomoção da equipe”, contou.

Apesar de atingir áreas urbanas da capital tocantinense, o fogo não fez nenhuma vítima na cidade. Uma chácara foi incendiada, mas não havia ninguém na propriedade.

O major recomenda que nesta época de estiagem haja sempre alguém em casa para avisar os bombeiros no caso de o fogo se aproximar. Ele também faz um apelo à população: “É preciso denunciar quem está colocando fogo em entulhos e pastagens. Se a sociedade não ajudar, podemos colocar mil homens no combate que o fogo não vai ser contido”, afirmou.

Da redação com informações da Agência Brasil