Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo sábado (21), das 8hs da manhã às 17hs, tribunais regionais eleitorais (TREs) de todo o País realizarão eleições simuladas para testar todos os sistemas e programas que serão utilizados no pleito de outubro, dentre eles as urnas biométricas, que identificam a impressão digital do eleitor.
Pedro Afonso é um dos sete municípios tocantinenses que terá votação biométrica.

Os testes acontecerão com os cerca de 1.800 eleitores da Escola Municipal Sousa Aguiar. Em Bom Jesus do Tocantins os testes aconteceram na Escola Alfredo Nascer.


Segundo o Cartório Eleitoral de Pedro Afonso foram convocados mesários e técnicos da Justiça Eleitoral para darem todo o suporte necessário e tirar as dúvidas dos eleitores durante o simulado.
Para participar do simulado os eleitores pertencentes as seções (16, 17, 52, 54, 61, 64, 75 e 78) do Colégio Municipal Sousa Aguiar, devem comparecer no local de votação munidos do titulo eleitoral e algum documento com foto.


Com a eleição simulada, o objetivo do TRE é treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema, o qual, segundo o tribunal, tem a vantagem de não permitir que um eleitor vote por outro.
No fim do ano passado, os eleitores pertencentes a 23ª Zona Eleitoral (Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins), foram recadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) no sistema de votação biométrica. Eles tiveram seus rostos fotografados digitalmente e suas impressões digitais registradas eletronicamente.


Os sete municípios que terão votação biométrica no Tocantins são: Alvorada, Figueirópolis, Talismã, Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins. Esses municípios, que pertencem as 14ª e 23ª ZEs, possuem 25.875 eleitores aptos a votar, o que equivale 2,84% do eleitorado tocantinense.

Biometria


Nas eleições deste ano, eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros já votarão em urnas eletrônicas com leitor biométrico, isto é, que possibilitam a votação por meio da leitura das impressões digitais.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ TRE