Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Garantir a contratação de trabalhadores tocantinenses nos novos empreendimentos que se instalam no estado é uma das metas da Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Sine – Sistema Nacional de Emprego.

Com o Capim Dourado Shopping inaugurado na manhã desta terça-feira, 17, foram contratados 635 trabalhadores em mais de 20 empresas, nos ramos de construção civil, comércio e serviços.

Para que as contratações sejam possíveis o Sine oferece serviços tanto aos trabalhadores quanto aos empresários. Junto às empresas são realizadas visitas para consulta da demanda de mão-de-obra, disponibilização do banco de dados de trabalhadores conforme a necessidade, auxílio no processo seletivo e capacitação dos funcionários.

Já os trabalhadores podem contar com Sine para capacitação, qualificação, emissão de carteira de trabalho e realização de cadastro com seu perfil profissional e pretensões de trabalho. Em abril de 2008 a direção do Capim Dourado Shopping firmou um termo de cooperação técnica com a Setas para que a intermediação de mão-de-obra e capacitação dos funcionários fossem feitas por meio do Sine.

De acordo com o superintendente interino do Sistema, A'eronssaytt Gomes, a parceria facilitou as contratações e explica: “O Sine ajuda as empresas a encontrarem funcionários dentro do perfil necessário e capacita os trabalhadores para se adaptarem as exigências do mercado”.

Atualmente o Sine oferece cursos de capacitação e orientação profissional como: Técnica de vendas, Relações Humanas e Excelência no Atendimento, Motivação para o Trabalho, Etiqueta Profissional entre outros. E ainda 589 vagas para qualificação, por meio do Planteq – Plano Territorial de Qualificação.O resultado deste trabalho se traduz na satisfação de pessoas como Frederico Soares, vendedor de uma das lojas do novo Shopping. Ele já possuía um cadastro no Sine e como estava dentro do perfil da vaga disponibilizada pela loja foi encaminhado para a entrevista e nesta terça-feira de inauguração comemora seu primeiro dia de trabalho.

Já Dayse Caroline Mendes, desempregada a 1 ano e meio procurou o Sine para atualizar seu cadastro e foi informada das vagas para o shopping, participou do processo seletivo e conquistou a vaga de operadora de caixa “Estou muito feliz, o shopping para mim significou uma nova oportunidade” Completa Dayse.

Para os empresários o apoio do Sine também é fundamental o diretor de expansão, das lojas Marisa , Ricardo Ribeiro, explica: “Esta é nossa primeira loja na cidade, não conhecíamos ninguém aqui, então esse apoio foi muito importante”. A loja gerou 50 empregos diretos em Palmas destas 100% foram intermediadas pelo Sine.A estimativa da direção do Shopping é que até o fim da implantação o empreendimento gere 1.500 empregos diretos, 3 mil indiretos fora os mais de 500 trabalhadores que estiveram envolvidos na construção. O Sine continua prestando apóio aos empresários interessados nos serviços e no momento duas empresas realizam seleção.

Os trabalhadores interessados em realizar seu cadastro junto ao Sine podem procurar os postos localizados na Teotônio Segurado, edifício Mendonça, e Taquaralto, Shopping da Cidadania. Para consultar as vagas diárias disponíveis o trabalhador pode ligar no 0800 646 50 60.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sine