Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O aproveitamento integral dos frutos do cerrado tocantinense estará em debate a partir desta quarta-feira, 25, na Universidade Federal do Tocantins, durante o IV Ciclo de Palestras – Frutos do Cerrado: Potencialidades e Perspectivas. O evento, que acontece até a próxima sexta-feira, 27, será realizado no auditório do Bloco III – Campus de Palmas.

Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Alimentos, o encontro tem como coordenadora a professora Ana Flávia Coelho. Os objetivos da reunião são discutir a importância do aproveitamento integral, o estímulo à troca de informações e conhecimentos, as potencialidades e perspectivas e o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas dos frutos do cerrado.

De acordo com o coordenador do evento, professor Pedro Mujica, o Tocantins possui uma biodiversidade muito rica em frutos do cerrado que possuem alto teor de composto bioativos. Ele conta que esses frutos têm grande potencial de aproveitamento para a elaboração de alimentos com alegação funcional.

Mujica diz que é necessário salientar a importância do aproveitamento integral da fruta do cerrado como um fator catalisador de desenvolvimento da agricultura familiar e da agroindústria local, e que isso contribui para a geração de emprego e renda, bem como para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins.

Como exemplo de frutos não aproveitados integralmente, o professor aponta a Mangaba, o jatobá, a bocaiúva, o pequi e murici, entre outros. O evento vai contar com palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa de Brasília e do Tocantins; técnicos de empresas privadas, Ecológica, Unitins, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Estudantes, professores, produtores rurais, agricultores, empresários, além de pessoas da comunidade devem participar dos debates.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT