Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O comandante-geral da PM no Tocantins, coronel Benvindo de Sousa Sobrinho, em comunicado oficial enviado na manhã desta quarta-feira, 25, parabenizou todos os policiais do Estado pelo Dia do Soldado, comemorado na data de hoje.

No comunicado enviado a toda a imprensa, o coronel Benvindo saúda a todos os soldados tocantinenses, propondo uma reflexão acerca de quem foi o patrono do Exército brasileiro, Marechal Duque de Caxias, a quem chamou de “o consagrado, de direito, como um dos miores brasileiros de todos os tempos”.

O comandante-geral da polícia no Tocantins destacou ainda seus 26 anos de trabalho como policial “primeiramente do estado de Goiás e posteriormente do Tocantins”, e afirmou se sentir orgulhoso por ocupar o cargo maior da força policial tocantinense.

Confira na íntegra o comunicado do Comandante-Geral da PM:

Prezados irmãos de farda,

Sinto-me grandemente honrado em desempenhar a função que hora ocupo.
Ser Comandante-Geral desta Grandiosa Corporação era um sonho há muito alimentado e que, inesperadamente se concretizou. Mas, a minha satisfação e a minha honra não se devem a minha pessoa, ou aos meus feitos como oficial.

Tenho orgulho de ser comandante dessa polícia única, porque sei quem são as pessoas que estão sob o meu comando.

O Dia do Soldado, para uma pessoa comum nos dias de hoje, à princípio, parece ser apenas uma data no calendário, aquela em que se comemora o nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luis Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias.

Para mim é mais que isso...

É um momento ideal sim, de relembrarmos quem foi Caxias, o consagrado, de direito, como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

Este grande homem prestou à Pátria mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços. Eterno herói da pátria, pacificou movimentos de insurreição, combateu em guerras e garantiu serenidade e firmeza na solução de relevantes questões, como a Unidade nacional, a paz social, a integridade e a soberania de nossa nação, nos deixando o legado impagável de como é ser um soldado brasileiro.

E é assim que para mim, este dia representa também uma oportunidade ímpar de externar a certeza que tenho no valor individual de cada militar que integra nossa Corporação.

Nos últimos 26 anos de minha vida, dedicados aos labores da Polícia Militar, inicialmente em Goiás e posteriormente em nosso Estado, tive o privilégio de perceber o valor das amizades que construímos ao longo da carreira. Percebi o quanto é importante termos consciência da relevância do serviço que prestamos. E mais que isso, percebi o quanto a sociedade do Tocantins precisa do nosso trabalho.

Quero dirigir estas palavras a todos e cada um, no desejo de que o militar que estiver no local mais ermo e distante que existir neste Estado, de dimensões grandiosas, saiba o inestimável valor do seu trabalho.

Que nesta data possamos refletir sobre o lugar privilegiado que estamos ocupando, enquanto policiais militares. Sabemos e compartilhamos das dificuldades e dos anseios que estão nas mentes e nos corações de todos. Mas, não podemos deixar de reconhecer, que somos verdadeiros baluartes no grande painel que é o todo social.

Estamos num lugar de honra! Talvez não haja profissão tão gratificante, principalmente porque sabemos que estamos aqui porque queremos estar - somos voluntários – e acima de tudo, amamos o que fazemos.

Com isso em mente, como comandante e representante maior da instituição, parabenizo a cada um de forma muito especial e individualizada pelo dia do soldado, e desejo que o Senhor Deus, Todo Poderoso, continue a iluminar nosso caminho e a nos proteger com suas bênçãos sem medida.

A você militar tocantinense, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, obrigado pela sua fiel contribuição em tornar possível o convívio social de forma harmônica e pacífica e pela presteza com a qual tem desenvolvido seu trabalho.

Ressalto que sem você, sem seu inestimável sacerdócio, nossa Polícia Militar não existiria, não seria essa Instituição tão respeitada e a sociedade tocantinense já teria sucumbido ao crime e à desordem.

Continue nessa gratificante luta e conte sempre com este comandante.

Parabéns!

Palmas, 25 de agosto de 2010

BENVINDO DE SOUSA SOBRINHO – CEL QOPM
Comandante-Geral