Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Marcos Vinícius

Foto: Marcos Vinícius

“Estava ansioso para experimentar os aparelhos. Percebi ser algo importante não somente para nós da terceira idade, mas para todos, porque é importante exercitar o corpo e a mente” - assegura o aposentado Vicente Feitosa, de 63 anos, ao conhecer a estrutura da nova Academia ao Ar Livre de Palmas, inaugurada na última terça-feira, 24, na Quadra 108 Sul.

Novas academias

O projeto da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) prevê a instalação de novas academias na Quadra 303 Norte e Jardim Aureny III, ainda neste semestre. No último dia 04, foi implantada a primeira Academia ao Ar Livre, na Quadra 906 Sul.

“Entregar essas academias à população de Palmas significa investir na prevenção de doenças e, desta forma, em qualidade de vida, através de atividade física saudável, aliada à socialização ao ar livre” - explica o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha.

Aparelhos leves

As academias são compostas por aparelhos de baixo impacto com diferentes funções, entre alongadores, multiexercitadores, simuladores de caminhada e cavalgada, cadeira extensora, aparelho de remada sentada e outros. “A academia está aberta ao público sedentário, independente da faixa etária, apesar de os idosos serem o público-alvo do projeto”, explica Tieme Kojo, fisioterapeuta da Semus, responsável pela Promoção da Saúde.

Tieme esclarece ainda que “como os aparelhos instalados não possuem carga, isso permite uma atividade física focada em benefícios importantes a hipertensos e diabéticos, pois a energia gasta nos exercícios proporciona a redução dos níveis de glicose e normalização da pressão arterial”.

Orientação profissional

Um professor de educação física estará disponível no local entre seis e nove horas da manhã para dar orientações de como se exercitar adequadamente. Para quem não dispõe desse horário, há nas academias indicações ilustradas de como realizar os exercícios e alongamentos.

“O importante é sentir segurança na prática da atividade física e realizar os alongamentos em solo, antes de iniciar o uso dos aparelhos”, orienta o preparador físico, José Gaeta.

Dona Maria Helena Reda, 67 anos, professora aposentada, revela estar satisfeita com a academia tão próxima a sua casa. “Pretendo vir ao menos duas vezes por semana, moro aqui perto e a academia vai me ajudar a complementar minha rotina de exercícios diários”. Dona Maria Helena faz parte do grupo da Terceira Idade da 108 Sul, onde já pratica ioga e a técnica chinesa conhecida como “Tai Chi Chikung “.

Fonte: Ascop