Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Relançado na tarde desta quarta-feira, 1º, no Hospital e Maternidade Dona Regina, o Projeto Eco-Cegonha idealizado pela Prefeitura de Palmas através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), já contemplou a primeira família com a doação de uma muda de árvore.

Na ocasião, o secretário Eduardo Manzano ressaltou que a Sedumah conta com um viveiro que produz anualmente cerca de 100 mil mudas que são doadas a todo cidadão interessado e também são utilizadas em programas do município, como este. Outro assunto abordado pelo secretário foi o projeto “Palmas sem Carbono” que visa o resgate de carbono por meio do plantio de árvores.

“Estou muito contente em ver este projeto entrar em ação novamente. Foi uma brilhante ideia do ex-secretário municipal de Meio ambiente, Sadi Cassol, e que nos orgulhamos de ter levado adiante, pois além de gerar frutos e sombras, melhora o clima de nossa cidade”, considerou o secretário.

O Eco-Cegonha será difundido pela equipe de assistentes sociais da maternidade que fará a inserção das mães que quiserem aderir ao projeto. “Quando soube do projeto gostei muito, uma vez que além de ser bom pra nós mesmos, plantar esta muda vai beneficiar futuras gerações, como a do meu filho que acabou de nascer”, frisou a primeira mãe atendida pelo Eco-Cegonha, Maria das Dores Ribeiro.

Eco-Cegonha

Lançado em julho de 2007, o projeto foi paralisado em meados de 2009, pois a Diretoria de Meio Ambiente da Sedumah em acordo com o Hospital e Maternidade Dona Regina decidiram reativar o projeto somente quando a maternidade fosse desmembrada do hospital, o que facilitaria a logística do projeto, já que a equipe da diretoria se deslocava várias vezes por dia para atender a todos.

Com a reforma do sistema do Hospital Dona Regina, o Eco-Cegonha conta com um espaço físico dentro da maternidade onde ficarão os certificados e o viveiro que terá capacidade de 100 mudas e será reabastecido semanalmente pela Sedumah. Com isso, a família será atendida de imediato, ao receber alta.

Durante o período de atendimento, o projeto contemplou cerca de 800 famílias e com essa nova roupagem, estima-se atender aproximadamente cinco mil famílias anualmente.

Palmas sem carbono

O Projeto Palmas sem CO² é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas por meio da Sedumah e o Instituto Ecológica onde, empresas interessadas em cooperar com o meio ambiente através da neutralização do carbono poderão repassar ao Instituto suas despesas com papel, combustível, energia elétrica e outros.

Estes gastos serão convertidos em carbono, determinando assim o número de árvores equivalentes para neutralizar o carbono emitido na atmosfera. Posteriormente a diretoria de Meio Ambiente da Sedumah fará a doação de mudas de árvores nativas e orientará os empresários sobre os locais mais apropriados para plantio. Na solenidade a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) será a primeira empresa a aderir ao projeto.

Fonte: Ascop