Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesses 21 anos de existência da OCB/TO – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins, as principais conquistas se traduzem no número expressivo de cooperativas que reconhecem nessa instituição como sendo a casa do cooperativismo tocantinense.

Atualmente, o Sistema OCB/TO possui 79 cooperativas registradas, que atuam em nove ramos: agropecuário, saúde, educação, trabalho, produção, transporte, mineração, crédito e habitação; no total, são mais de 10 mil cooperados em todo Estado, gerando aproximadamente mil empregos diretos.

O maior desafio da entidade é antever as necessidades das cooperativas, seja no campo da gestão com foco em resultado, seja no equilíbrio econômico e social ou simplesmente mostrar para as cooperativas que elas são constituídas por pessoas e que esse é o nosso maior tesouro.

Para a OCB, o “negócio coletivo” advém de um movimento baseado em valores e princípios – o que nos difere de outras sociedades e empresas. A responsabilidade social faz parte do nosso DNA.

Com a implantação do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em 1999 – a entidade ganhou um aliado importante e essencial para que o cooperativismo seja tratado de forma profissional, pois ele é a ferramenta da educação, o responsável pela capacitação e qualificação de nossos cooperados e empregados de cooperativas.

A contribuição maior, segundo a diretoria da entidade, é possibilitar às pessoas, através da orientação e apoio, a possibilidade de formalizar sua atividade econômica por meio das cooperativas, seja na produção de bens ou de serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa/OCB