Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em setembro, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Justiça Eleitoral realizam ciclo de palestras sobre Corrupção Eleitoral e Eleições Limpas, nas Escolas Públicas de Porto Nacional e nos Distritos Judiciários pertencentes à 3ª Zona Eleitoral. As palestras objetivam esclarecer os jovens eleitores quanto à importância do voto e incentivá-los a denunciar às autoridades competentes toda e qualquer ação que prejudique a lisura do processo eleitoral.

Nas conversas com os estudantes, é exibido um vídeo, produzido por servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, sobre as consequências da venda de voto. Em seguida, a Promotora Eleitoral Maria Natal de Carvalho Wanderley apresenta as atribuições do Ministério Público na defesa do regime democrático, combatendo o abuso do poder econômico e político, e o histórico das leis eleitorais de iniciativa popular: Lei 9.840/1999 (Captação de Sufrágio) e Lei Complementar n° 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

“Esclarecemos para os alunos que a principal ferramenta dos cidadãos, no regime democrático, é o voto. É através dele que o povo pode fazer valer a sua vontade e o seu legítimo poder”, pontua a Promotora de Justiça, que conta com o apoio do Analista Judiciário Ateon Alves de Siqueira na realização das palestras itinerantes. A Escola Estadual Félix Camoa, em Porto Nacional, foi a primeira a ser visitada e mais instituições de ensino nas cidades de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Santa Rita do Tocantins e Silvanópolis estão agendadas para este mês.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ MPE