Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Fundada em 1986 por um grupo de trabalhadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes, a antiga Casa de Lázaro, desde então, passou por várias mudanças e hoje, sob a responsabilidade da Prefeitura de Gurupi, é exemplo para o Tocantins por se a única Instituição de longa permanência para idosos – ILPIS, legalmente constituída.

“Durante a Conferência Nacional dos Idosos, Gurupi foi aplaudida de pé por ser a única Casa do Tocantins que está legalmente constituída. Hoje muitas pessoas nos procuram para copiar o nosso modelo”, disse a coordenadora da Casa dos Idosos de Gurupi, Eurilene Alves Silva (Leninha).

Para promover a auto estima e o bem estar dos idosos todos os meses são realizados atividades de lazer. “Duas vezes por mês o grupo Alegria Interativa faz apresentações teatrais, temos também programações especial em comemoração ao dia dos Idosos (comemorado no dia 25 de setembro), Semana Santa, Natal e nos aniversários dos idosos fazemos churrasco para festejar”, sintetizou Leninha.

O idoso Marivaldo Brito Soares, de 82 anos, que está há dois anos na Casa do Idoso, falou da sua satisfação com os atendimentos recebidos. “Está muito bom. Todo mundo está satisfeito, as moças atendem bem. A comida é boa e é servida na hora certa, sou medicado de duas a três vezes por dia. Não posso queixar de uma dor de cabeça que o remédio vem em cima”, disse.

As dificuldades enfrentadas nos últimos anos e as conquistas foram relatados pela professora do curso de fisioterapia do Centro Universitário Unirg, Florence Lainscek, que acompanha os trabalhos há mais de 5 anos. “Agora temos enfermeira, acompanhamento psicológico, os idosos são supervisionados 24 horas, duas vezes por semana eles recebem fisioterapia. Na higiene os idosos têm cuidado especial, substituíram as escadas por rampas, os banheiros melhoraram muito, conseguimos ventiladores, duas TVs e som ambiente”, disse a professora reiterando que os trabalhos dos acadêmicos estagiários do curso de Fisioterapia melhoram a manutenção das atividades físicas e sociabiliza o relacionamento interpessoal entre os idosos.

Durante visita a Casa, a primeira-dama de Gurupi e madrinha da Casa dos Idosos, Paulina Abdalla, falou sobre a importância da comunidade visitar os idosos. “Estamos com um projeto que visa parcerias com a nossa comunidade, no sentido de que cada idoso seja apadrinhado por uma família, onde ele possa desfrutar da companhia de pessoas que os ajudem nesse processo de interação familiar”, disse a primeira dama, destacando o projeto não visa custo financeiro às famílias que queiram participar.

Sobre a Casa do Idoso

O Centro de Convivência dos Idosos, conhecido popularmente como “Casa do Idoso”, fica no Setor Sol Nascente. Atualmente a “Casa do Idoso” atende 17 idosos e disponibiliza a estrutura física, médicos, enfermeiras, remédios, alimentação, atividade de lazer, entre outros recursos necessários ao bem-estar dos idosos. A Casa do Idoso é administrada pela Prefeitura Municipal de Gurupi e tem parceria com o Centro Universitário UNIRG, entre outros.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Gurupi